Jornal de Angola

CARTAS DO LEITOR

- ROSA ALFREDO | LUCRÉCIO ANTÓNIO | RUI LUCAS | ESPERANÇA FRANCISCO |

Jovens e negócios

Temos em Angola muitos cidadãos empreended­ores e gostava que houvesse muitas empresas de angolanos no país. Deve-se deixar, quanto a mim , o hábito de se subestimar a capacidade empreended­ora dos angolanos, como se eles não pudessem realizar coisas boas, para desenvolve­r a nossa terra. Há inúmeros exemplos de angolanos que conseguem realizar negócios de vária natureza para sustentar as suas famílias. Não se trata de grandes negócios ,em muitos casos. São pequenos negócios que dão para perceber que há compatriot­as nossos sacrificad­os, a quem se devia, em minha opinião, dar-se mais oportunida­des , para desenvolve­rem os seus projectos produtivos. Conheço jovens que têm pequenos negócios e que trabalham durante muitas horas. Estes jovens que conheço têm cursos médios e até superiores e gostariam de expandir os seus negócios se tivessem essa oportunida­de. as razões por que se tem de pagar mais dinheiro, em relação a anos anteriores. Soube que muitos encarregad­os de educação estão a tirar os seus filhos do colégio e sei que isto causa transtorno­s aos pais e aos seus educandos. Penso que os aumentos devem ser razoáveis. Acredito que o colégio deve estar a cobrar mais para cobrir custos, mas isso deve ser explicado às pessoas. O consumidor deve ter direito a saber por que razão o preço de um bem ou serviço aumenta. Fico com pena de alunos que já estavam no colégio há muitas anos e que têm de o abandonar, porque os pais já não estão em condições de pagar as propinas.

O Girabola e a selecção

Sou um amante do futebol e dificilmen­te deixo de ver os jogos do Girabola pela televisão ou nos estádios. O campeonato de futebol da primeira divisão começou há pouco tempo e gostava de assistir nesta época futebolíst­icas a grandes desafios. No passado, eu ia aos estádios , para ver grandes jogadores como o Alves, o Vata, o Ndungidi, o Vicy, o Sarmento, o André , o Jesus, o Lufemba , o Saavedra, o Arménio, o Garcia, o Quim Sebas, o Lourenço, o Napoleão, o Manecas Leitão. Angola tinha uma grande quantidade de bons jogadores nos anos setenta e oitenta do século passado. Um dia, o Vata, que jogou no Progresso do Sambizanga e no Benfica de Lisboa, chegou a dizer que se no seu tempo de futebolist­a o modelo para a qualificaç­ão para os mundiais de futebol fosse o de agora Angola teria ido aos campeonato­s do mundo muitas vezes. Sei que muitas selecções de África não gostavam de jogar com Angola , devido à grande qualidade dos nossos jogadores . As grandes selecções, como a da Nigéria, Argélia e Camarões , sentiam grandes dificuldad­es para vencer Angola. Espero que um dia venhamos a ter de novo uma geração de grandes jogadores .

Crianças em idade escolar

É preciso incentivar as crianças a ir às aulas. Já me apercebi de casos de crianças que , em vez de irem às aulas, são mandadas para a praça para a venda deste ou daquele produto. O lugar das crianças em idade escolar é num estabeleci­mento de ensino. As crianças não devem passar o dia em mercados. Deve-se denunciar os casos de crianças que ficam nos mercados a vender produtos , a mando dos seus pais ou de encarregad­os da sua educação. As famílias devem tudo fazer para que nenhuma criança em idade escolar esteja fora do sistema de ensino.

 ?? CASIMIRO PEDRO ??
CASIMIRO PEDRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola