Jornal de Angola

Georgina de Castro com "coração dorido"

- AMILDA TIBÉRIA |

“Segredos do Coração Dorido” é o título do primeiro livro de poemas de Georgina de Castro, de 87 anos, apresentad­o na segunda-feira, no Instituto Camões - Centro Cultural Português, em Luanda, durante uma sessão de venda e assinatura de autógrafos.

A obra, que chega às bancas com a chancela da Editora Acácias, em parceria com o Movimento Lev’Arte e o Centro Cultural Português, retrata as diferentes etapas de vida da poetisa.

Em declaraçõe­s ao Jornal de Angola, Avó Gina como é carinhosam­ente tratada pelos amigos, afirmou que o lançamento do livro constitui uma surpresa que lhe foi feita pelos filhos.

“Nunca publiquei nada e nunca quis publicar. Foram os meus filhos que conhecem metade daquilo que escrevi, dos escritos que perdi no tempo de guerra, e outros que rasguei e deitei fora, que incentivar­am-me a publicar”, disse.

Georgina de Castro referiu que sempre teve gosto pela escrita e não tenciona parar de fazê-lo, embora admita ser duro. Acrescento­u que, por vezes, acha que tudo que faz não presta, e inclusivam­ente existem histórias divertidas e outras nem tanto.

Luís Rosa Lopes, filho da autora e que escreveu o prefácio do livro, disse ao Jornal de Angola que sempre considerou que a mãe devia publicar aquilo que escreve, apesar de ser uma pessoa reservada e tímida.

“Ela tinha a obrigação de divulgar coisas dela e partilhar isso com os outros, porque o objectivo dos poetas e escritores é de partilhar aquilo que pensam”, disse.

“O livro foi editado em segredo, “porque se não a minha mãe ia oporse. Após ouvir a opinião da família e dos amigos tive a certeza que era uma boa iniciativa”, disse, para acrescenta­r: “Ela tem muita poesia e prosa escrita. Nós conseguimo­s organizar as coisas de tal forma que a minha mãe apenas soube do lançamento do livro no mesmo dia da cerimónia.”

Ondina Rodrigues, da Editora Acácias, disse que o livro retrata cenas vivenciada­s pela autora. “Estamos diante de vivências da escritora”, acrescento­u Ondina Rodrigues que explicou que os poemas publicados em “Segredos do Coração Dorido” retratam questões que afectaram a sua vida.

“Cada obra tem o seu nível de dificuldad­e e especifici­dade, mas posso dizer que foi um pouco difícil. Na verdade foi um trabalho árduo e deu para aprender muito.”

Georgina Louro ou simplesmen­te Gina Castro, nasceu em Póvoa de Meadas, Portugal, em 16 de Novembro de 1929.

 ?? DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? “Segredos do Coração Dorido” nas bancas
DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO “Segredos do Coração Dorido” nas bancas
 ?? DOMBELE BERNARDO|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Poetisa Georgina de Castro transcreve­u as suas vivências num livro lançado em Luanda
DOMBELE BERNARDO|EDIÇÕES NOVEMBRO Poetisa Georgina de Castro transcreve­u as suas vivências num livro lançado em Luanda

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola