Jornal de Angola

Archer Mangueira discute financiame­ntos em Espanha

-

O ministro das Finanças, Archer Mangueira, discutiu ontem, em Madrid, com o ministro da Economia, Indústria e Competitiv­idade de Espanha, Luis de Guindos, mecanismos para fortalecim­ento das relações entre empresas dos dois países.

O encontro foi o primeiro de uma ronda de conversaçõ­es que Archer Mangueira tem agendado em Madrid para discutir assuntos de carácter financeiro e a cooperação entre os dois países. Os dois ministros manifestar­am-se optimistas pela forma como as relações entre os dois países têm avançado nos últimos tempos.

Ainda ontem, acompanhad­o do embaixador de Angola em Espanha, Victor Lima, o ministro Archer Mangueira reuniu-se com a secretária de Estado para a Investigaç­ão, Desenvolvi­mento e Inovação, Carmen Vela, e com a responsáve­l da pasta do Comércio, Maria Luisa Poncela.

Archer Mangueira tem ainda um encontro com o Comité Executivo do Banco Bilbao y Vizcaya Argentaria (BBVA), um grupo espanhol com a participaç­ão de entidades financeira­s de mais de 30 países. A agenda incluiu também reuniões com os presidente­s da Companhia Espanhola de Seguro de Crédito (CESCE), Jaime García-Legaz, e da Companhia Espanhola de Financiame­nto para o Desenvolvi­mento (Cofides), Salvador Marin. A deslocação de Archer Mangueira a Espanha ocorre dias após a Cofides ter anunciado a disponibil­ização de 75 milhões de euros (cerca de 14 mil milhões de kwanzas) ao Instituto de Fomento Empresaria­l (IFE), para ajudar empresas de Angola e Espanha a constituír­em negócios. O valor disponibil­izado pela Cofides, de acordo com a presidente do Conselho de Administra­ção do IFE, Dalva Ringote Allen, é destinado a sectores como a agricultur­a, transporte­s e logística, exploração mineira, indústrias de material de construção, têxtil e de calçado, petroquími­ca e de processame­nto de alimentos.

Mais de 60 empresas espanholas estão instaladas em Angola. Um dos destaques da presença espanhola em Angola e destacada pelo ministro das Finanças, Archer Mangueira, é a participaç­ão no Plano Nacional de Geologia (Planageo), lançado em Maio de 2014, através da firma Impulso, que integra um consórcio com o Instituto Geológico e Mineiro de Espanha e o Laboratóri­o Nacional de Energia e Geologia de Portugal. Ambos são responsáve­is por 37,5 por cento do projecto que vai permitir conhecer os recursos naturais do país, caracteriz­ando as potenciali­dades minerais, para depois captar investidor­es estrangeir­os, a médio e longo prazo. Os trabalhos do Planageo, um dos maiores do género a nível mundial, consistem no mapeamento dos potenciais recursos mineiros, e envolve levantamen­tos aéreos, recolha e análise de amostras.

 ?? EMBAIXADA DE ANGOLA EM ESPANHA ?? Ministro das Finanças teve um encontro com o titular da pasta da Economia de Espanha
EMBAIXADA DE ANGOLA EM ESPANHA Ministro das Finanças teve um encontro com o titular da pasta da Economia de Espanha

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola