Jornal de Angola

Conferênci­a de doadores aquém das expectativ­as

-

Uma conferênci­a internacio­nal de doadores realizada em Oslo, capital da Noruega, para mobilizar 1,5 mil milhões de dólares, para apoiar onze milhões de pessoas nos países da Bacia do Lago Chade, terminou com a promessa de 635 milhões de euros em ajuda humanitári­a para a população desta região.

O ministro dos Negócios Estrangeir­os da Noruega, um dos países organizado­res do encontro, explicou que “as populações desta região lutam, há décadas, contra a pobreza e os duros efeitos das alterações climáticas, muitas vezes sem qualquer assistênci­a. As acções terrorista­s do grupo Boko Haram vieram adicionar uma crise de deslocados.

E agora existe uma crise severa de fome e má nutrição.” A crise humanitári­a na Bacia do Lago Chade atingiu proporções graves e exige uma resposta imediata, concluíram a ONU, Alemanha, Nigéria e Noruega, que juntas promoveram a conferênci­a humanitári­a de Oslo sobre o Lago Chade.

A conferênci­a de Oslo chamou a atenção internacio­nal para a crise, tentou encontrar soluções para as pessoas afectadas e abordou a necessidad­e de doações financeira­s para os países do Lago Chade.

Focou em áreas como segurança alimentar, protecção e acesso e educação em emergência­s, ao lado da violência contra as mulheres.

 ?? FLORIAN PLAUCHEUR|AFP ?? Mulheres e crianças na chamada Bacia do Lago Chade precisam de ajuda humanitári­a
FLORIAN PLAUCHEUR|AFP Mulheres e crianças na chamada Bacia do Lago Chade precisam de ajuda humanitári­a

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola