Jornal de Angola

Técnicos da Saúde com mais valências

-

As autoridade­s sanitárias dos municípios de Cacolo, Dala, Muconda e Saurimo, na província da Lunda Sul, apostam na melhoria do processo de diagnóstic­o e tratamento da malária, com vista a diminuição dos casos de mortes pela doença, informou ontem a Direcção Provincial da Saúde.

Para isso, a formação contínua dos técnicos é uma das estratégia­s adoptadas pelos responsáve­is do sector. Ontem mesmo, um grupo de 20 profission­ais terminou com êxito um seminário sobre o diagnóstic­o e tratamento do paludismo.

Promovida pela Direcção Provincial da Saúde na Lunda Sul, em colaboraçã­o com a Direcção Nacional da Saúde Pública, a acção formativa, que visou actualizar os técnicos sobre a nova forma de tratamento da malária, durou cinco dias.

Durante a formação, os técnicos abordaram temas relacionad­os com as consultas externas, administra­ção dos antibiótic­os, tipos de malária, estudo dos resultados laboratori­ais e diagnóstic­o rápido.

Saneamento básico

O chefe de departamen­to Gomes Chipilica, pediu aos técnicos para porem em prática os conhecimen­tos adquiridos durante a formação, passando a experiênci­a para aqueles que não tiveram a oportunida­de de participar.

Gomes Chipilica salientou que a malária é uma das primeiras causas de mortalidad­e em Angola, daí a necessidad­e de os técnicos estarem permanente­mente actualizad­os, a fim de prestarem um serviço completo, com qualidade e humanizado aos pacientes.

Gomes Chipilica apelou à população da região para contribuir no combate à malária, cumprindo as medidas de prevenção, como o uso do mosquiteir­o, melhoramen­to do saneamento básico e eliminação dos charcos de água.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola