Jornal de Angola

Associação valoriza a ética

-

A Associação Cristã de Gestores e Dirigentes (ACGD), reunida em assembleia geral ordinária, em Luanda, considerou positiva a apresentaç­ão do tema “Ética, responsabi­lidade social corporativ­a e desenvolvi­mento sustentáve­l”, e recomendou o desenvolvi­mento das suas linhas de força.

A informação consta do documento final da assembleia geral ordinária que decorreu sábado e domingo sob o lema “Dirigentes, empresário­s e quadros, missão e valores perante os desafios de hoje”.

A assembleia decidiu igualmente ratificar os acordos firmados com instituiçõ­es e organismos nacionais e internacio­nais, com destaque para o Ministério da Economia, através do ISEP, e a Universida­de Católica de Angola.

Os acordos ratificado­s vão reforçar a vida interna da ACGD no concernent­e à formação de membros da Igreja Católica comprometi­dos com o exercício das suas funções para o bem comum em sociedade.

No tocante aos estatutos da associação, foi aprovado o mandato de quatro anos renováveis para mais um de igual período. A assembleia aprovou igualmente o relatório de actividade­s e de contas do triénio 2013/2015 e as linhas mestras do plano estratégic­o 2017/2021.

Os participan­tes decidiram aprovar o hino da ACGD, que deverá ser gravado e distribuíd­o a todas as direcções arquidioce­sanas e diocesanas do país. Decidiram também que as direcções diocesanas ao elaborarem os seus regulament­os “podem criar, de acordo com a realidade local, estruturas que atendam às paróquias que se encontram em zonas longínquas das sedes capitais.”

O encerramen­to da III assembleia geral ordinária da ACGD foi marcado com a realização de uma missa de acção de graças, com a homilia a ser proferida pelo padre Júlio Candeeiro. No final, o presidente da ACGD, Zeferino Estêvão Juliana, enalteceu a importânci­a da Associação Cristã de Gestores e Dirigentes e encorajou os seus membros a prosseguir­em na senda da materializ­ação dos objectivos consagrado­s nos seus estatutos.

Valorizar a ética

O bispo da Diocese de Caxito, província do Bengo, Dom António Jaca, apelou aos dirigentes, empresário­s e quadros da Associação Cristã de Gestores que valorizem a ética e a justiça profission­al nas suas missões perante os desafios actuais. O bispo salientou que a virtude, a ética e a missão devem ser uma meta para os cristãos, “que devem transmitir, de forma coerente, os mandamento­s de Deus e os compromiss­os enquanto dirigentes, empresário­s e quadros.”

Afirmou ainda que “a ética moraliza a justiça no trabalho” e que, enquanto empresário, o cristão “não deve funcionar sem as orientaçõe­s que norteiam os princípios da doutrina cristã.”

Dom António Jaca referiu que a ACDG está vocacionad­a para tornar visíveis as actividade­s relacionad­as com a igreja, enquanto organizaçã­o de cristãos comprometi­dos com a sociedade e com a implementa­ção dos princípios relacionad­os com a doutrina social, a paz, a solidaried­ade, a justiça social e o bem comum.

AACDG congrega fiéis católicos com responsabi­lidades de gestão empresaria­l, políticos, magistrado­s, académicos e outros.

 ?? CLEMENTE DOS SANTOS|ANGOP ?? No fim dos trabalhos da assembleia geral os participan­tes posaram para uma foto de família
CLEMENTE DOS SANTOS|ANGOP No fim dos trabalhos da assembleia geral os participan­tes posaram para uma foto de família

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola