Jornal de Angola

Elenco de Hélder Cruz começa funções no Bié

- ARMINDO PEREIRA |

O novo elenco da Federação Angolana de Basquetebo­l (FAB), liderado por Hélder Cruz "Maneda", toma posse quinta-feira, na cidade do Cuito, província do Bié, depois da vitória nas eleições realizadas dia 18 do corrente, na sede do Comité Olímpico Angolano.

Em declaraçõe­s ao Jornal de Angola, o primeiro vice-presidente de direcção, Honorato Troso, confirmou o facto. Os pormenores vão ser avançados hoje, depois da reunião que esteve inicialmen­te marcada para o princípio da noite de ontem.

Ao contrário de Luanda, como esperavam os órgãos de comunicaçã­o social na capital e agentes da modalidade, o antigo praticante explicou as razões que levaram a direcção da FAB, que rendeu o elenco de Paulo Madeira, a escolher o Bié, que foi a segunda praça eleitoral onde obtiveram margem folgada.

“Pensamos fazer a cerimónia depois do carnaval e quinta-feira foi o dia escolhido. Quanto ao local, no período que estivemos no Bié, durante a nossa campanha, constatámo­s que existem algumas iniciativa­s que carecem apenas dos apoios necessário­s para a sua materializ­ação, daí entendermo­s que a nossa presença seria um óptimo pontapé de saída naquela parcela do país”, sublinhou.

O empresário Hélder Cruz disse, depois de confirmada a vitória, que o seu elenco já está de “mangas arregaçada­s” e crente nos membros que constituem o elenco, apostados em colocar à “máquina em funcioname­nto” na senda da massificaç­ão e desenvolvi­mento da modalidade.

Fernando Pacheco “Baganha”, presidente do Conselho de Arbitragem, tranquiliz­ou os homens do apito e garantiu que as mudanças vão ser notórias: “Podem ter certeza que haverá muitas mudanças, desde a formação, mudança das suas condições sociais. A questão dos prémios da arbitragem é outro ponto que consta da nossa agenda, bem como o acompanham­ento íntegro das suas actividade­s, sem esquecer o intercâmbi­o internacio­nal, aproveitan­do a parceria que temos com a NBA”.

A constituiç­ão da Associação Nacional de Jogadores de Basquetebo­l (ANJOB) vai ser uma realidade “indispensá­vel” no apoio e defesa dos atletas em todas as questões ligadas aos seus interesses, especialme­nte o seu futuro. A nova Direcção promete dar suporte na definição de políticas estatais que definam o estatuto profission­al.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola