Jornal de Angola

Cooperação militar analisada em Luanda

- ADALBERTO CEITA |

A cooperação entre os Governos de Angola e do Egipto no domínio da Defesa é positiva, considerou ontem, em Luanda, o embaixador do Egipto em Angola. Khaled Hassan ressaltou a vontade das autoridade­s egípcias em estender a cooperação bilateral em vários sectores.

O diplomata falava à imprensa no final de um encontro com o ministro da Defesa Nacional, João Lourenço, para avaliar as relações políticas e militares entre os dois Estados.

A cooperação bilateral também abrange os domínios da formação de quadros e saúde militar, disse o diplomata. “Temos uma relação de cooperação de longos anos”, disse Khaled Hassan, ressaltand­o que há aspectos que devem ser analisados ao pormenor.

“O Egipto é detentor de uma indústria de defesa muito desenvolvi­da, tanto no domínio militar como civil, acrescenta­ndo que o propósito passa por negociar e explorar as melhores áreas para cooperar”, disse o embaixador que lembrou que o Egipto sempre apoiou Angola nas diferentes etapas de luta que conduziram à Independên­cia Nacional, e explicou que nesta fase de reconstruç­ão do país não podia ser diferente. Além de valorizar a posição do Egipto enquanto membro Não-Permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas, Khaled Hassan sublinhou que os dois Estados trabalham para apoiar os países africanos em situação de crise política, social e económica.

“O Egipto, como membro Não-Permanente do Conselho de Segurança da Organizaçã­o das Nações Unidas, vai continuar a trabalhar de mãos dadas com Angola, em questões como o terrorismo e na busca de soluções para pôr fim à instabilid­ade em alguns países da Região dos Grandes Lagos”, garantiu Khaled Hassan. O ministro das Relações Exteriores, Georges Chikoti, considerou, recentemen­te, “positivo”, o interesse e envolvimen­to do Egipto na procura de soluções para alguns conflitos em África, sobretudo, os prevalecen­tes na Região dos Grandes Lagos. Este interesse estende-se à presença em regime de voluntaria­do de forças militares egípcias na Força em Estado de Alerta da Capacidade Africana de Resposta Imediata às Crises (CARIC) da União Africana.

 ?? FOTO CEDIDA NO MINISTÉRIO DA DEFESA ?? Ministro da Defesa Nacional discutiu intercâmbi­o bilateral com o embaixador do Egipto
FOTO CEDIDA NO MINISTÉRIO DA DEFESA Ministro da Defesa Nacional discutiu intercâmbi­o bilateral com o embaixador do Egipto

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola