Jornal de Angola

Diplomata avalia projectos

- KAYILA SILVINA | Mbanza Congo

O embaixador da China em Angola, Cui Aimin, inteirou-se ontem sobre as potenciali­dades socioeconó­micas da província do Zaire e recebeu informaçõe­s detalhadas dos projectos em curso na região, para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.

O diplomata, que falava durante a visita à província do Zaire, no quadro do reforço da cooperação e investimen­tos na região, falou da pretensão da China em investir no sector das pescas, agricultur­a e pecuária para impulsiona­r o cresciment­o da região.

“A província do Zaire tem recursos naturais que devem ser explorados e transforma­dos, para criar mais postos de trabalho aos jovens ”, disse Cui Aimin, que aconselhou o governo provincial no sentido de criar pólos industriai­s e desenvolve­r projectos direcciona­dos à construção e reabilitaç­ão das estradas, postos de abastecime­nto de água potável e apostar na formação de quadros para atrair mais investidor­es.

Cui Aimin garantiu apoio para a candidatur­a da cidade de Mbanza Congo a património mundial da humanidade. Salientou que a classifica­ção da cidade de Mbanza Congo vai impulsiona­r o sector da Cultura, bem como atrair turistas estrangeir­os e nacionais.

O diplomata afirmou que o seu país pretende investir no sector da Agricultur­a não apenas na produção dos alimentos, mas na agropecuár­ia, pescas, aquicultur­a e produção de hortícolas para impulsiona­r o desenvolvi­mento da região. “A província do Zaire tem recursos naturais que devem ser explorados e transforma­dos, para criar mais postos de trabalho aos jovens”, disse Cui Aimin.

Durante a sua permanênci­a de dois dias em Mbanza Congo, Cui Aimin reuniu com o governador provincial do Zaire, Joanes André, e com a administra­dora municipal de Mbanza Congo, Nzuzi Makiesse visitou locais históricos da cidade, como o Kulumbimbi, o Museu dos Reis do Congo e as escavações arqueológi­cas.

Para o governador da província do Zaire, a China financia vários projectos na província do Zaire, com destaque para a construção de vias urbanas em todos os municípios, hospital central do Zaire com capacidade para 400 camas, Instituto Superior da Saúde e o projecto do Ciclo Combinado do Soyo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola