Jornal de Angola

Estado Islâmico sofre derrota em Palmira

-

Os combatente­s do grupo Estado Islâmico abandonara­m ontem grande parte da cidade síria de Palmira, mas deixaram para trás muitas minas que dificultam o avanço das forças governamen­tais, disseram fontes locais.

As tropas sírias, apoiadas pela aviação russa, entraram quartafeir­a na cidade após combates com os extremista­s, segundo fonte de uma ONG de defesa dos direitos humanos.

Na manhã de ontem os combatente­s do EI estavam entrinchei­rados nos bairros residencia­is do leste da cidade.

“O Estado Islâmico retirou-se de grande parte de Palmira depois de colocar minas na cidade. Nos bairros do leste há suicidas”, declarou Rami Abdel Rahman.

Segundo a fonte, já não há combatente­s rebeldes na parte principal da antiga Palmira, situada no noroeste da cidade, mas este sector está “muito minado”.

A antiga cidade de Palmira está inscrita na lista de património mundial da Humanidade da Unesco. Situada no centro do país, a cidade-monumento foi capturada em Maio de 2015 pelos extremista­s, que destruíram parte do património e realizaram execuções em massa. Os combatente­s do Estado Islâmico foram expulsos em Março de 2016, mas retomaram a cidade em Dezembro.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola