Jornal de Angola

Negócios em queda na bolsa

Investidor­es tiveram menor apetência pelos títulos de tesouro

-

O volume de negócios do Mercado de Bolsa de Títulos do Tesouro (MBTT) registou uma queda de 74,83 por cento, durante o mês de Janeiro em relação ao período homólogo de 2016, ao atingir cerca 14,9 mil milhões de kwanzas, refere o relatório da instituiçã­o.

Durante o período em análise foram realizados 84 negócios, correspond­entes a 57 mil 567 Obrigações do Tesouro (OT) e três milhões e 155 mil e 560 Bilhetes do Tesouro (BT), que permitiram o movimento total.

A diminuição em 74,83 por cento justifica-se pela menor apetência por parte dos investidor­es para negociarem títulos do tesouro indexados ao dólar norte-americano num cenário de estabilida­de traçado pela política cambial, de acordo o documento.

Em relação ao número de negócios, verificou-se uma diminuição de 58,20 por cento face ao mês de Janeiro de 2016, onde foram realizados 201 negócios e, em comparação com o mês anterior, houve uma redução de 60,56 por cento.

Quanto aos títulos mais negociados, o relatório refere que existiu uma maior propensão para a negociação de títulos de maturidade mais curta, com destaque para os que vencem em 2017 e 2018.

Este comportame­nto, esclarece a nota, deve-se ao actual enquadrame­nto económico e à elevada percepção de risco por parte dos investidor­es, que assim privilegia­m investimen­tos de curto prazo que possam oferecer maior garantia de liquidez. Do total das negociaçõe­s efectuadas, o Banco de Fomento Angola realizou 39, seguido do BAI com 19, o Standard Bank Angola (SBA) efectuou 17, o BIC cinco, o Banco Millennium Atlântico (BMA) três e o Banco Regional do Keve (BRK) uma.

O SBA lidera pelo segundo mês consecutiv­o com 45.08 por cento a quota do mercado, seguido do Banco Africano de Investimen­to com 18.97 por cento, o BFA com 18.33 por cento, o BIC com 13.32 por cento, BMA com 3.24 por cento e o BRK com 1.06 por cento.

A Bolsa da Dívida de Valores de Angola (BODIVA) registou negociaçõe­s à volta dos 60 biliões de kwanzas por mês, em Novembro e Dezembro de 2016, contra 30 mil milhões no período homólogo de 2015. O salto deu-se depois do lançamento do segmento da Bolsa, a 15 de Novembro de 2016, período em que se registou a melhor fase da vida da BODIVA em Angola.

A Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA), enquanto Sociedade Gestora de Mercados Regulament­ados, desempenha um papel basilar no processo de implementa­ção e promoção do mercado de valores mobiliário­s no país.

 ?? VIGAS DA PURIFICAÇíO|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Títulos de maturidade mais curta foram os mais negociados no Mercado de Bolsa
VIGAS DA PURIFICAÇíO|EDIÇÕES NOVEMBRO Títulos de maturidade mais curta foram os mais negociados no Mercado de Bolsa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola