Jornal de Angola

Partos seguros no município de Quiculungo

-

Os serviços de parto estão mais seguros no Centro Materno Infantil do Hospital Municipal do Quiculungo, que registou um total de 289 nascimento­s, sem registo de nados mortos, durante o ano passado.

As estatístic­as de partos daquela unidade clínica da província do Cuanza Norte referem que houve mais de 123 casos em relação ao ano anterior, de acordo com um relatório da instituiçã­o.

Durante o período em referência, segundo o documento, registaram-se na região quatro casos de mortes maternas, provocadas por diversas patologias, com realce para a malária.

O relatório refere que, no mesmo período, foram realizadas 860 consultas pré-natais, das quais 323 pela primeira vez. Deste número, 280 mulheres gestantes receberam o tratamento de prevenção contra a malária e outras doenças comuns entre as grávidas.O documento salienta ainda que 387 mulheres em idade fértil aderiram às consultas de planeament­o familiar, tendo sido tratadas 291 com a depoprover­a e 96 outras com pílulas.

O município de Quiculungo tem duas salas de parto, sendo uma no Hospital Municipal e outra no sector de Bengueje. Esta última está inoperante por falta de pessoal. A municipali­dade tem 10.060 habitantes, maioritari­amente camponeses, distribuíd­os por 30 aldeias e quatro zonas urbanas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola