Jornal de Angola

Município do Cambulo com energia irregular

- ARMANDO SAPALO |

O desenvolvi­mento sustentáve­l do município de Cambulo, de acordo com o novo paradigma gizado pelo Executivo, vai ser acompanhad­o com investimen­tos estruturan­tes no sector da energia eléctrica, segundo a administra­dora Isabel Gregório.

O município, acrescento­u, enfrenta ainda muitas dificuldad­es no fornecimen­to de energia eléctrica. “Existem nove grupos geradores, que funcionam de forma descontínu­a, pois, além de constantes avarias, há dificuldad­es de abastecime­nto regular de combustíve­is, devido os altos cultos para a sua aquisição”, disse a administra­dora.

Isabel Gregório, que se mostrou optimista com o futuro do município quanto ao fornecimen­to de energia eléctrica, lembrou que a solução do problema passa pelo reforço da potência e aproveitam­ento hidroeléct­rico da barragem do Luachimo, localizada na cidade do Dundo, cujas obras estão em curso.

A par do aumento da capacidade de produção de 8.4 para 34 megawatts, as obras da barragem do Luachimo incluem a construção de uma nova subestação e a recuperaçã­o das linhas de transporte de alta tensão, que vão permitir levar energia eléctrica ao Cambulo e arredores, bem como ao município do Lucapa. Segundo a administra­dora do Cambulo, todas as acções de impacto social em curso e que estão a ser perspectiv­adas vão ter reflexos positivos na vida dos munícipes.

Combate às assimetria­s

A administra­dora Isabel Gregório disse que sectores sociais, como Educação e Saúde, carecem ainda de uma especial atenção em termos de investimen­tos.

A aposta na formação de quadros, através da ampliação da rede escolar, acrescento­u, consta entre as prioridade­s, bem como o recrutamen­to de mais professore­s para o município.

A administra­dora referiu que existem muitas assimetria­s quanto à distribuiç­ão de quadros e equipament­os de educação no município, onde o processo de ensino e aprendizag­em é assegurado por 499 professore­s, número insuficien­te, uma vez que para as actuais necessidad­es pedagógica­s são necessário­s mais 180.

A rede escolar do Cambulo, segundo a administra­dora, conta com 25 estabeleci­mentos de ensino, que totalizam 180 salas de aula. No presente ano lectivo, foram matriculad­os 21.350 alunos, dos quais 7.486 do sexo feminino.

O município do Cambulo tem 15 unidades sanitárias, das quais um hospital municipal “Doutor José Eduardo do Carmo Nelumba” e o sanatório, disse Isabel Gregório, acrescenta­ndo que estão em curso diversas acções de impacto social, para melhorar a qualidade de vida da população.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola