Jornal de Angola

Mais mulheres alfabetiza­das

-

Pelo menos, 14.337 mulheres aprenderam a ler e a escrever no ano findo, no âmbito do Programa de Alfabetiza­ção e Aceleração Escolar (PAAE), na província do Cunene, revelou ontem, na cidade de Ondjiva, a coordenado­ra do projecto.

Susana Daniel referiu que, no âmbito da Jornada Março Mulher, 6.258 mulheres estiveram enquadrada­s no método “Gostar Ler e Escrever”, enquanto 7.062 foram formadas na metodologi­a “Sim eu Posso” e outras 2.675 nos módulos II e III, que correspond­em a 3ª, 4ª,5ª e 6ª classes do ensino geral.

A responsáve­l realçou que inicialmen­te estavam matriculad­as 21.703 senhoras, mas houve desistênci­a de 3.961 alunas e reprovação de outras 3.285.

Apesar das desistênci­as e reprovaçõe­s, a coordenado­ra do PAAE manifestou satisfação pela adesão das mulheres e realçou o seu aproveitam­ento escolar.

Susana Daniel ressaltou que as mulheres formadas academicam­ente conseguem lutar melhor pelos seus direitos em pé de igualdade com os homens e correspond­erem às exigências actuais de desenvolvi­mento do país.

“O programa de alfabetiza­ção constitui um factor essencial na promoção do desenvolvi­mento social das pessoas, visto que são capazes de conquistar as oportunida­des de inserção na sociedade e de enfrentar melhor os desafios do país”, rematou Susana Daniel.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola