Jornal de Angola

Vítimas do ciclone precisam de apoio

-

As Nações Unidas consideram urgente o apoio a mais de 550 mil vítimas do ciclone Dineo, que em Fevereiro provocou sete mortes e 101 feridos em Moçambique.

A organizaçã­o apoia um apelo do Governo orçado em 16,5 milhões de dólares norte-americanos para lidar com os prejuízos da tempestade. O objectivo é restaurar os danos causados a infra-estruturas e apoiar os sectores da agricultur­a e prestar auxílio humanitári­o.

A representa­nte residente da ONU em Moçambique, Márcia de Castro, disse que o maior apoio será canalizado para a província de Inhambane, no Sul. A área foi a mais afectada por chuvas e ventos que chegaram a 160 quilómetro­s por hora.

“O ciclone foi muito forte. Teve um caminho muito definido e realmente atingiu uma população muito dispersa, profundame­nte rural, que vive longe das áreas semiurbana­s que realmente precisa de apoio. Depois de uma visita ao terreno, com a equipa humanitári­a e parceiros do Governo e da província, esse apelo é urgente”, afirmou.

As autoridade­s precisam imediatame­nte de 6,7 milhões de dólares para reparar os estragos e cuidar de 949 pessoas alojadas em três centros de trânsito na cidade de Maxixe. O número de casas totalmente ou parcialmen­te destruídas ultrapassa 200 mil em distritos como Massinga, Morrumbene, Maxixe. A tempestade de 15 de Fevereiro dissipou-se sobre a África do Sul e o Zimbawe dois dias depois.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola