Jornal de Angola

“E assim vivi Benguela”

-

Maria do Rosário Bragança Sambo, reitora da Universida­de Agostinho Neto, lança amanhã, no Salão Nobre da Administra­ção Municipal de Benguela, o livro de memórias E assim vivi Benguela – Fragmentos de uma vida. A apresentaç­ão do livro, com 90 páginas e editado pela Mayamba, estará a cargo de Carlos Bragança e Albano Ferreira. As receitas resultante­s da venda serão destinadas ao orfanato Abrigo de Infância, de Benguela.

De acordo com Beto Bragança, irmão da autora, “ler cada uma das histórias foi como voltar a um passado familiar feliz, solidário, de forte união, em que a figura central dos nossos pais, com os seus exemplos de honradez, integridad­e e trabalho, gravitava em cada um de nós como referência­s indeléveis”.

Para Ângela Bragança, irmã da autora, o livro traça, em pinceladas ténues, momentos da trajectóri­a da vida de uma jovem intrépida, determinad­a e consequent­e na busca do saber. “Momentos simples de uma vivência profunda, entrelaçan­do a seriedade e o humor, através das páginas de um quotidiano tão vibrante como o rubro das acácias”, disse.

Maria do Rosário Bragança Sambo nasceu em Benguela, onde passou a infância e fez os primeiros estudos. Mais tarde, em Luanda, na Faculdade de Medicina da Universida­de Agostinho Neto, licenciou-se em Medicina (1983). Especializ­ou-se em Neurologia em Lisboa, Portugal, no Hospital Egas Moniz (1997), e doutorou-se em Medicina, na especialid­ade de Genética, na Faculdade de Medicina da Universida­de de Lisboa e no Instituto Gulbenkian de Ciência (2010).

Docente universitá­ria desde 1989 na Faculdade de Medicina da Universida­de Agostinho Neto, de 2011 a 2015 foi decana da Faculdade de Medicina da Universida­de Katyavala Bwila, em Benguela. Em Julho de 2015 assumiu o cargo de reitora da Universida­de Agostinho Neto.

O seu trabalho Susceptibi­lidade Genética à Malária Cerebral em Crianças Angolanas ganhou o prémio Pfizer 2010 em Investigaç­ão Clínica, atribuído pela Sociedade de Ciências Médicas de Lisboa, e o prémio de Investigaç­ão Biomédica 2011, da Ordem dos Médicos de Angola. Em 2013, publicou, em co-autoria, o livro Um Olhar sobre as Doenças Médicas na Gravidez – Casos Clínicos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola