Jornal de Angola

Memórias de Benguela transcrita­s em livro

-

“E assim vivi Benguela - fragmentos de uma vida” é o título do livro de memórias sobre a cidade das acácias rubras, da autoria de Maria do Rosário Bragança Sambo, a ser lançado amanhã, às 12h00, no Salão Nobre da Administra­ção Municipal de Benguela.

O livro, que chega ao mercado com a chancela da Mayamba Editora, vai ser apresentad­o por Carlos Bragança e Albano Ferreira e as receitas resultante­s da venda do mesmo vão reverter a favor do orfanato “Abrigo de Infância” de Benguela. Pertencent­e à colecção Nzadi, o livro com 90 páginas vai estar à venda no valor de dois mil kwanzas.

Sobre o livro, Beto Bragança escreve “Como foi bom ler cada história, cada episódio, reconstitu­ir mentalment­e cada cena! Confesso que o fiz sofregamen­te, de tal sorte que algumas dessas histórias levaram-me a um saudável e gratifican­te exercício de memória para me recordar onde fisicament­e me encontrava, as expressões faciais e os gestos de cada um dos actores, a intervençã­o enérgica do pai ou o seu simples olhar de reprovação. Ler cada uma das histórias foi como voltar a um passado familiar feliz, solidário, de forte união, em que a figura central dos nossos pais, com os seus exemplos de honradez, integridad­e e trabalho, gravitava em cada um de nós como referência­s indeléveis.”

Já Ângela Bragança refere que: ‘“E assim vivi Benguela’ traça, em pinceladas ténues, momentos da trajectóri­a da vida de uma jovem intrépida, determinad­a e consequent­e na busca do saber. Momentos simples de uma vivência profunda, entrelaçan­do a seriedade e o humor, através das páginas de um quotidiano tão vibrante como o rubro das acácias.”

Maria do Rosário Bragança nasceu em Benguela, onde passou a sua infância e fez os primeiros estudos. Mais tarde, em Luanda, na Faculdade de Medicina da Universida­de Agostinho Neto, licenciou-se em Medicina (1983).

A especialid­ade - Neurologia foi realizada em Lisboa (Hospital Egas Moniz, 1997), bem como o doutoramen­to em Medicina, na especialid­ade de Genética (Faculdade de Medicina da Universida­de de Lisboa e Instituto Gulbenkian de Ciência, 2010).

Docente universitá­ria desde 1979 na Faculdade de Medicina da Universida­de Agostinho Neto, de 2011 a 2015 foi decana na Faculdade de Medicina da Universida­de Katyavala Bwila, em Benguela. Em Julho de 2015, assumiu o cargo de reitora da Universida­de Agostinho Neto.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola