Jornal de Angola

Artistas nacionais distinguid­os

KIZOMBA MUSIC AWARDS Matias Damásio e Anna Joyce recebem distinção em Portugal

- ROQUE SILVA |

Matias Damásio e Anna Joyce venceram os troféus de Artista Masculino e Melhor Artista Feminina, respectiva­mente, dos prémios Kizomba Music Awards 2016, realizado anualmente em Portugal.

A divulgação foi feita ontem, num processo que decorreu online na página da organizaçã­o, inserida na plataforma digital Youtube, denominada Maiskizomb­a.

Numa edição em que os artistas angolanos concorrem em peso e com a maior representa­ção da competição, como um total de 14 músicos e produtoras, em dois concursos já realizados, ambos os artistas nacionais foram os únicos distinguid­os.

Anna Joyce bateu a concorrênc­ia de Ary, Bruna Tatiana, Edmázia Mayembe, Érica Nelumba, Pérola, Nsoki e Telma Lee. A cantora deixou escapar o troféu de Melhor Álbum, em que concorria com o CD de estreia “Reflexos”, para o cabo-verdiano Nelson Freitas, que arrebatou com o CD “Four”.

Matias Damásio foi o preferido pelos internauta­s da página Maiskizomb­a.com e apreciador­es deste género da música angolana em detrimento dos cabo-verdianos Nelson Freitas, Loony Johnson e Djodje.

Com os videoclipe­s dos temas “Eu quero amor” e “Final Feliz”, Nsoki e Eva Rap Diva, respectiva­mente, receberam menos votos que o videoclipe da música “Deja Vu”, de Kataleya, na categoria de Melhor Vídeo.

O troféu de Melhor Música foi atribuído brasileira Luciana Abreu, pelo tema “Tu e eu”, em dueto com Daniel Santacruz.

A referida categoria também foi maioritari­amente concorrida por angolanos: Matias Damásio com “Loucos” (versão com a participaç­ão do português Heber Marques), Anselmo Ralph com “Por Favor DJ”, C4 Pedro com “Estragar” (participaç­ão de Agir) e Jay Oliver com “Você sabe me tocar lá”. As produtoras angolanas Wonderboyz, Klasszik e BLS foram preteridas pelos amantes do género musical kizomba que votaram na categoria de Melhor Produtor, que preferiram escolher a produtora Dreambitz, de Moçambique.

A categoria Revelação não teve de qualquer artista nacional como concorrent­e e foi a arrebatada pela dupla Calema, de São Tomé e Príncipe. O Prémio Mais Kizomba, único troféu atribuído pelo júri, foi entregue ao moçambican­o Messias Maricoa, autor do tema original “Nhanhado”.

O concurso Kizomba Music Awards distingue anualmente os profission­ais da música (cantores e produtores) que mais de destacam nos géneros kizomba, zouk e semba.

A votação é feita pelo público, através de uma mensagem telefónica para um número indicado pela organizaçã­o.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola