Jornal de Angola

Roberto Bianchi pode ser contratado

COMANDO DOS PALANCAS NEGRAS Trabalho desenvolvi­do no Petro coloca treinador entre os preferidos

- ANTÓNIO DE BRITO |

Roberto Bianchi, contratado há um ano para orientar a equipa de futebol do Petro de Luanda, pode suceder a José Kilamba no cargo de selecciona­dor dos Palancas Negras, depois do fracasso nas eliminatór­ias de apuramento para o Campeonato Africano das Nações (CAN/2016), disputado no Gabão, bem como na corrida ao Mundial de 2018, na Rússia.

Na próxima terça-feira a Federação Angolana de Futebol (FAF) apresenta o novo técnico, em conferênci­a de imprensa, que se espera bastante concorrida, tendo em vista os próximos compromiss­os da Selecção Nacional, a qualificaç­ão para o Campeonato Africano das Nações (CAN), a ter lugar em 2019 na República Unida dos Camarões.

Inserida no Grupo I, a Selecção Nacional disputa o apuramento com as congéneres do Burkina Faso, Botswana e Mauritânia. Na jornada inaugural, os palancas Negras jogam a 5 de Junho com os Cavalos burkinabes.

Com o aproximar da partida inaugural, o elenco de Artur Almeida e Silva tem três meses para preparar uma selecção forte e capaz de competir ao melhor nível nas eliminatór­ias do CAN, com o objectivo de qualificar os Palancas Negras para o restrito grupo das 16 melhores selecções africanas. Angola não vai há dois campeonato­s seguidos, depois de ter competido pela última vez na África do Sul (2013), sob o comando técnico do uruguaio Gustavo Ferrín.

A atravessar uma crise financeira sem precedente­s, a FAF parece optar pelo técnico Roberto Bianchi, que tem vindo a realizar um trabalho digno de realce no Petro de Luanda. Foi segundo classifica­do no ano passado, atrás do 1.º de Agosto. Tendo em conta os propósitos da direcção presidida por Artur Almeida, o treinador hispanobra­sileiro encaixa-se no perfil da direcção da FAF para dirigir o “onze” nacional, por ser ambicioso, exigente e trabalhado­r.

A FAF e o treinador já acertaram todos os pormenores inerentes ao contrato de trabalho, tal como o “projecto a longo prazo”. Roberto Bianchi vai conciliar o trabalho no Petro de Luanda com o da Selecção Nacional, soube o Jornal de Angola.

Antes de recorrer aos préstimos de Roberto Bianchi, a FAF contactou o técnico Mário Calado, para comandar a equipa nacional. O antigo selecciona­dor dos Palancas Negras recusou o convite de Artur Almeida e Silva, porque o órgão reitor da modalidade não dispõe de condições financeira­s para pagar o contrato, salários e prémios de jogos, como aconteceu durante o período em que Romeu Filemon esteve à frente do corpo técnico. Foram 13 meses de salários em atraso, no mandato de Pedro Neto.

 ?? PEDRO PARENTE|ANGOP ?? Técnico petrolífer­o mostrou experiênci­a na aposta em jovens e melhoria do plantel
PEDRO PARENTE|ANGOP Técnico petrolífer­o mostrou experiênci­a na aposta em jovens e melhoria do plantel

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola