Jornal de Angola

Processo de registo eleitoral fica concluído a 31 de Março

- EDNA DALA |

O Ministério da Administra­ção do Território (MAT) voltou ontem a descartar uma eventual prorrogaçã­o do processo de registo eleitoral, que encerra no último dia do mês em curso. O director nacional do MAT para as Tecnologia­s e Apoio aos Processos Eleitorais, António de Lemos, disse que até lá vai continuar o trabalho de procurar registar todo o potencial eleitor.

António de Lemos, que falava depois da apresentaç­ão do relatório do processo de registo eleitoral e do Ficheiro Informátic­o de Cidadãos Maiores (FICM), referente ao mês de Fevereiro, à Comissão Nacional Eleitoral (CNE), disse que o MAT continua a trabalhar na perspectiv­a de que existem ainda muitos eleitores por registar. “Apesar de recebermos o sinal de algumas províncias (de que já não existem muitas pessoas por registar), não abrandamos o nosso trabalho, no sentido de motivarmos sempre as nossas equipas”, garantiu.

António de Lemos informou que o MAT conta, neste momento, com uma base de dados de mais de oito milhões de eleitores, tendo sublinhado que a estimativa é de que sejam registados nove milhões de cidadãos. António de Lemos apontou a parte leste do país como sendo a que mais zonas de difícil acesso possui, não apenas pela distância, mas também por causa das chuvas. A porta-voz da Comissão Nacional Eleitoral elogiou o MAT pela dedicação e rapidez na entrega do relatório referente ao mês de Fevereiro. Júlia Ferreira disse que as questões nucleares e essenciais para a lisura do processo têm sido bem atendidas, em particular no processo de mobilizaçã­o dos cidadãos, bem como no processo de educação cívica eleitoral. Reconheceu ainda que houve um esforço acrescido no que toca à extensão do processo de registo eleitoral nas zonas de difícil acesso, uma tarefa que está a ser partilhada com as Forças Armadas. Além do relatório foi também entregue o ficheiro informátic­o de cidadãos maiores (FICM) referente a todas as operações de registo eleitoral realizadas até ao dia 28 de Fevereiro.

Júlia Ferreira afirmou que os dados vão permitir à CNE aferir os dados recebidos, tendo em conta que o processo ainda não foi concluído. “Só na fase final da entrega dos ficheiros informátic­os de cidadãos maiores, depois da conclusão do processo de registo eleitoral, é que a CNE vai trabalhar com mais cientifici­dade na elaboração dos cadernos eleitorais”, esclareceu a porta-voz da Comissão Nacional Eleitoral, para quem, ao proceder-se de forma contrária, haveria um trabalho redobrado.

 ?? KINDALA MANUEL |EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Director do MAT para as Tecnologia­s e Apoio aos Processos Eleitorais António de Lemos
KINDALA MANUEL |EDIÇÕES NOVEMBRO Director do MAT para as Tecnologia­s e Apoio aos Processos Eleitorais António de Lemos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola