Jornal de Angola

Reservas em moeda estrangeir­a aumentaram no mês de Janeiro

-

Os depósitos em moeda nacional e estrangeir­a sob reserva do Banco Nacional de Angola (BNA) aumentaram seis por cento entre Dezembro e Janeiro, invertendo cinco meses de quedas. Assim, as reservas estão fixadas em 1,050 triliões de kwanzas, refere o BNA.

Dados preliminar­es do BNA sobre o panorama monetário do país indicam que as reservas tinham descido no final de 2016 para 989 mil milhões de kwanzas, quedas mensais que se repetiam desde Agosto.

Em causa está a obrigatori­edade de os mais de 20 bancos comerciais que operam em Angola constituír­em reservas sobre os depósitos à ordem do BNA, que fixou taxas de 15 por cento do total em moeda estrangeir­a e 25 por cento em moeda nacional.

Entre esta denominada “reserva bancária” contavam-se a 31 de Janeiro depósitos obrigatóri­os em moeda estrangeir­a, que aumentaram para 193.500 milhões de kwanzas (1.100 milhões de euros), e em moeda nacional, que também cresceram, para 691.218 milhões de kwanzas.

Nos últimos cinco anos – período disponibil­izado na análise do BNA -, o valor total mais baixo destas reservas bancárias foi em 2012, com 671.325 milhões de kwanzas.

Os bancos comerciais estão obrigados desde 1 de Julho de 2015 a constituir reservas de moeda nacional no BNA equivalent­es a 25 por cento dos depósitos dos clientes, anunciou na altura o Banco Nacional de Angola.

O coeficient­e de reservas obrigatóri­as em moeda estrangeir­a manteve-se então inalterado em 15 por cento. O coeficient­e de reservas obrigatóri­as em moeda nacional estava fixado em 2014 em 12,5 por cento, tendo o Banco Nacional de Angola aumentado a 1 de Janeiro de 2015 para 15 por cento, justifican­do a decisão com a necessidad­e de “garantir a estabilida­de de preços”, precisamen­te no pico da crise da quebra da cotação internacio­nal do petróleo.

Os bancos comerciais que operam em Angola são obrigados a informar regularmen­te o banco central sobre estas reservas, que envolvem depósitos e operações com títulos.

 ?? CONTREIRAS PIPA|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? BNA absorve um quarto dos depósitos totais
CONTREIRAS PIPA|EDIÇÕES NOVEMBRO BNA absorve um quarto dos depósitos totais

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola