Jornal de Angola

Estrangeir­os detidos com bom tratamento

-

Os serviços prisionais têm 702 cidadãos estrangeir­os encarcerad­os nas cadeias do país, revelou ontem, em Luanda, o director adjunto dos Serviços Prisionais, comissário prisional Carlos da Conceição.

De acordo com o responsáve­l, que falava durante o encontro com os chefes de postos consulares e das secções consulares das missões diplomátic­as em Angola, a maioria dos reclusos é da República Democrátic­a do Congo

Carlos da Conceição revelou que, do total de detidos, 699 são do sexo masculino e 33 do sexo feminino. O comissário prisional afirmou que os reclusos têm merecido tratamento similar ao dos angolanos. O responsáve­l precisou que todos os reclusos têm merecido reabilitaç­ão social. Carlos da Conceição disse que Angola controla 223.141 reclusos, distribuíd­os em 44 centros prisionais.

Entretanto, a Polícia de Guarda Fronteira de Angola (PGFA) registou 18 infracções de violação da fronteira entre a província do Zaire (Angola) e a região do Congo Central (RDC) na última semana, garantiu em Mbanza Congo, o Comando Provincial do Zaire da Polícia Nacional. Segundo uma nota de imprensa, comparativ­amente à semana passada, registou-se uma diminuição de duas ocorrência­s de transposiç­ão ilegal da fronteira, com uma média diária de 2 casos.

Em relação às acções de controlo e fiscalizaç­ão de estrangeir­os em situação migratória ilegal, a Polícia informa terem sido interpelad­os e detidos em diversas localidade­s da região 90 cidadãos da RDC, mais 16 que na semana anterior. Acrescenta que, após procedimen­tos administra­tivos, os estrangeir­os foram repatriado­s pelo Serviço de Migração e Estrangeir­os (SME).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola