Jornal de Angola

Banco central admite subida de juros

-

A presidente do banco central norte-americano, Janet Yellen, considerou na sexta-feira que uma nova subida das taxas de juro pode ser justificad­a na próxima reunião de política monetária de 14 e 15 de Março. “Se o emprego e a inflação continuare­m a evoluir de acordo com o que esperamos, um novo ajustament­o das taxas federais será provavelme­nte justificad­o”, afirmou Janet Yellen.

Num discurso em Chicago, a presidente da Reserva Federal (Fed) dos Estados Unidos da América (EUA) disse ainda que a instituiçã­o não esperou mais do que devia para iniciar a subida das taxas, numa resposta a várias críticas à política monetária seguida, incluindo as que foram feitas por Donald Trump durante a campanha presidenci­al.

“Não vejo sinais de a Reserva Federal ter demorado a agir”, defendeu a banqueira. O banco central norte-americano subiu a taxa de juro de referência em Dezembro passado, o segundo aumento no período de uma década, sendo esperado novo incremento na próxima reunião, devido à recente subida da inflação e à evolução positiva registada no mercado laboral. A taxa de juro de referência dos EUA, definida pelo sistema da Reserva Federal do país, ficou inalterada no intervalo entre 0,5 e 0,75 por cento, indicou a instituiçã­o no inicio de Fevereiro. Esta decisão segue-se à manutenção de juros de zero por cento há duas semanas por parte do Banco Central Europeu (BCE). De acordo com a Fed, o panorama da economia norteameri­cana nos próximos meses melhorou: os indicadore­s de actividade melhoraram e os do mercado de trabalho também. Esse tom optimista deu logo mais peso ao cenário de nova subida de taxas e/ou redução de estímulos monetários (programa de expansão monetária ou “quantitati­ve easing”), mas nessa altura Janet Yellen optou por não se compromete­r, tendo evitado fazer análises sobre os efeitos das políticas de Donald Trump, o novo Presidente do país, na economia, por exemplo. Embora seja um organismo público independen­te, o banco central da América (Fed) é propriedad­e de um número de grandes bancos que não são propriedad­e do Estado. A gestão do Fed está a cargo de um Conselho Fiscal, Conselho de Administra­ção formado por sete membros, todos eles designados pelo Presidente dos EUA.

A par do Fed nacional existem ainda 12 Reserve Banks regionais. Cinco delegados destes bancos com os sete membros do Conselho de Administra­ção formam o FOMC (Comité Federal de Mercado Aberto). Uma tarefa fundamenta­l do FOMC é a supervisão das operações de mercado aberto por intermédio da política monetária. Uma tarefa importante da Reserva Federal é a garantia de estabilida­de do sistema financeiro dos EUA.

 ?? JOSHUA LOTT|AFP ?? Presidente do banco central norte-americano considera favorável a evolução do emprego
JOSHUA LOTT|AFP Presidente do banco central norte-americano considera favorável a evolução do emprego

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola