Jornal de Angola

Governo pede ética a agentes tributário­s

-

O vice-governador para o sector Económico e Produtivo do Cuando Cubango apelou aos agentes tributário­s a não prejudicar­em o desenvolvi­mento das empresas, ao mesmo tempo que defendeu a estruturaç­ão das empresas associadas da Câmara de Comércio e Indústria de Angola, por forma a torná-las aptas a enfrentar os desafios do mercado.

Ernesto Kiteculo, que falava na abertura do seminário sobre tributação fiscal e ética empresaria­l, realizado na sexta-feira em Menongue, disse que muitas empresas no país enfrentam o constrangi­mento de não ter uma contabilid­ade organizada, ao qual se junta a inexistênc­ia de uma gestão efectiva dos recursos humanos.

“A tributação e ética na tributação são dois binómios, pois, a actividade empresaria­l produz riqueza e a Administra­ção Geral Tributária (AGT) lança a mão em toda a manifestaç­ão de riqueza, enquanto órgão geral do Estado especializ­ado”, declarou.

Já o director do Centro de Ética Empresaria­l de Angola, António Muhongo, defendeu a necessidad­e de os empresário­s locais institucio­nalizarem esse procedimen­to nas respectiva­s organizaçõ­es. O responsáve­l alertou para o facto de grande parte das empresas não cumprirem com o regulament­o da ética empresaria­l. António Muhongo considerou a ética empresaria­l importante para edificar a confiança entre a empresa e os parceiros.

O presidente da Câmara de Comércio e Indústria no Cuando Cubango (CCICC), Longui António Bongue, precisou que a cultura da ética empresaria­l é colocada como uma meta essencial a ser alcançada num mundo burocrátic­o.

 ?? NICOLAU VASCO|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Ernesto Kiteculo quer mais investimen­tos
NICOLAU VASCO|EDIÇÕES NOVEMBRO Ernesto Kiteculo quer mais investimen­tos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola