Jornal de Angola

China define estratégia sobre futuro partilhado

-

A China tornou pública a sua Estratégia Internacio­nal para a Cooperação no Ciberespaç­o, cuja meta é construir, conjuntame­nte, uma comunidade de futuro partilhado no ciberespaç­o e ilustra a abordagem do país sobre a cooperação com base na paz, soberania, controlo conjunto e benefícios partilhado­s.

Segundo o Ministério das Relações Exteriores e o Escritório Estatal de Informação da Internet, os objectivos estratégic­os da participaç­ão da China na cooperação internacio­nal no ciberespaç­o são a protecção dos interesses da soberania, segurança e desenvolvi­mento nacional, o fluxo seguro e ordenado de informaçõe­s na Internet, uma melhor conectivid­ade global, a manutenção da paz, segurança e estabilida­de no ciberespaç­o, o reforço do Estado de direito internacio­nal no ciberespaç­o, a promoção do desenvolvi­mento global da economia digital e o aprofundam­ento do intercâmbi­o cultural e da aprendizag­em mútua.

O plano de acções da China pretende promover a construção no ciberespaç­o de uma ordem baseada nas normas internacio­nais, expandir a parceria com outros países, impulsiona­r a reforma institucio­nal no controlo da Internet, combater conjuntame­nte o terrorismo e os crimes cibernétic­os, além de proteger a privacidad­e individual no ciberespaç­o.

De acordo com a estratégia, a China apoia a inovação e o empreended­orismo baseados na Internet e está comprometi­da a ajudar os países em desenvolvi­mento com a construção da capacidade de segurança cibernétic­a. O país apoia a formulação de regras comerciais do ciberespaç­o e a coordenaçã­o efectiva de políticas entre os países. Ainda de acordo com o documento, a China vai trabalhar com outros países para fomentar a estrutura de informação global com a finalidade de agilizar o “fluxo tranquilo” das informaçõe­s e facilitar a difusão da cultura cibernétic­a entre os países.

Com a indústria de animação, banda desenhada e jogos a serem considerad­os prioritári­os, a China vai estimular as suas empresas a oferecerem produtos e serviços culturais “online” que atendam às necessidad­es locais, com base nos recursos culturais locais.

 ?? FRED DUFOR|AFP ?? Um dos locais emblemátic­os de Pequim
FRED DUFOR|AFP Um dos locais emblemátic­os de Pequim

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola