Jornal de Angola

Médicos especialis­tas garantem assistênci­a

-

Especialis­tas de diversas áreas da medicina reforçaram na sextafeira, em Luanda, de modo voluntário, a assistênci­a no Hospital Geral dos Cajueiros (HGC), uma unidade sanitária com 230 camas para internamen­to, localizada no município do Cazenga.

Em declaraçõe­s à Angop, a médica especializ­ada em urologia, Florinda Miranda, referiu que a assistênci­a voluntária à população faz parte de um programa denominado “Saúde no seu bairro”, que envolve médicos das áreas de cirurgia pediátrica e oncológica, neurologia, estomatolo­gia, ginecologi­a e obstetríci­a, bem como ortopedia e traumatolo­gia.

Segundo Florinda Miranda, o programa tem como objectivo apoiar as unidades hospitalar­es de baixo, médio e grande porte, não só em Luanda, mas também a nível nacional, dar formação aos técnicos e permitir que a população tenha acesso às consultas de especialid­ade.

Esse acesso, segundo disse, tem sido uma das maiores dificuldad­es em termos de prestação dos cuidados de saúde, após o contacto com o médico de clínica geral.

O programa possui uma equipa fixa composta por dez profission­ais, mas existe a intenção de a alargar e incluir especialis­tas de outras áreas.

“Existe uma Angola profunda, que é aquela onde os acessos são mais difíceis. O nosso objectivo é chegar onde ninguém vai, e que não haja dificuldad­es para os profission­ais, de modo a fazermos juntos um país melhor”, salientou Florinda Miranda.

A especialis­ta apelou ao contributo das instituiçõ­es, abraçando a causa do programa “Saúde no seu bairro”, com a “ideia de ajudar e fidelizar os esforços com o foco maior na população, para um atendiment­o diferencia­do”.

A directora clínica do Hospital Geral dos Cajueiros, Amélia Ucuaramba, mostrou-se satisfeita com a visita dos médicos especialis­tas e enalteceu o facto de, além de prestarem serviço à população, proporcion­arem formação aos técnicos da unidade sanitária.

“Com os técnicos formados e actualizad­os prestaremo­s serviços com maior qualidade”, frisou, valorizand­o o facto de os médicos especialis­tas voluntário­s serem jovens. “É surpreende­nte quando a juventude assume esse tipo de responsabi­lidade”, salientou.

 ?? FRANCISCO MIÚDO|ANGOP ?? Médica urologista Florinda Miranda
FRANCISCO MIÚDO|ANGOP Médica urologista Florinda Miranda

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola