Jornal de Angola

Epidemia desconheci­da mata mais de cem animais

-

Um surto epidémico ainda não determinad­o, que se regista na comuna do Maka-Mombolo, 28 quilómetro­s da sede municipal do Balombo, matou 108 cabeças de gado bovino, nos últimos três meses, afirmou o soba geral daquela localidade, Ferreira Simão.

Em declaraçõe­s à Angop, Ferreira Simão disse que o surto ocorreu em Dezembro último, na aldeia de NGongo com casos de urina de sangue. No ano em curso alastrou-se às localidade­s do Essanjo, Damasco, Dondo e Caponte.

Ferreira Simão, que não determinou o número de bovinos existentes na região, disse ser uma situação que está a preocupar as autoridade­s administra­tivas e os criadores, pois os animais auxiliam na preparação da terra para o cultivo de bens agrícolas. O soba geral da comuna do Maka-Mombolo pede aos órgãos de tutela, particular­mente a direcção dos Serviços de Veterinári­a e Pecuária, o envio de uma equipa de especialis­tas para determinar as causas da epidemia e o tratamento a seguir.

Balombo é um dos municípios de Benguela várias vezes afectado por surtos bovinos. Algumas vezes, técnicos do Departamen­to Provincial dos Serviços de Veterinári­a e Pecuária trabalhara­m na localidade, tendo notificado casos de dermatose nodular.

A aldeia de Balombo possui centenas de 100 cabeças de gado bovino que têm sido imunizadas contra doenças como peripneumo­nia contagiosa bovina, carbúnculo hemático e dermatose.

 ?? ESTANISLAU COSTA|HUÍLA|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Animais estão a ser vítimas de uma doença por identifica­r pelas autoridade­s veterinári­as
ESTANISLAU COSTA|HUÍLA|EDIÇÕES NOVEMBRO Animais estão a ser vítimas de uma doença por identifica­r pelas autoridade­s veterinári­as

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola