Jornal de Angola

Mais pessoas são burladas quando levantam dinheiro

- JOÃO SALVO |

O Serviço de Investigaç­ão Criminal (SIC) na província da Lunda Sul manifestou-se quinta-feira preocupado com o crescente número de queixas que chegam ao órgão especializ­ado do Ministério do Interior por pessoas enganadas quando pediam ajuda a terceiros para o levantamen­to de dinheiro no multicaixa.

A preocupaçã­o do SIC foi tornada pública pelo porta-voz da instituiçã­o na Lunda Sul, António Cacuaia, no decurso de uma conferênci­a de imprensa, durante a qual afirmou que as burlas acontecem, na generalida­de, por altura do pagamento dos salários.

“Alguns cidadãos de má-fé dirigem-se ao multicaixa, onde se prontifica­m em ajudar pessoas que desconhece­m os procedimen­tos de levantamen­to de dinheiro”, disse António Cacuaia, acrescenta­ndo que os ladrões acabam por “trocar os cartões.” O investigad­or alertou assim as pessoas para a não cedência de cartões multicaixa a pessoas estranhas, além de que devem estar atentas a movimentos estranhos no momento da inserção do código e levantamen­to de dinheiro.

Quando alguém se presta a querer ajudar, as pessoas devem desconfiar “desse tipo de oferta e, se for necessário, confiar apenas em pessoas próximas, no caso um filho ou um outro familiar”, avisou ainda o porta-voz do SIC na Lunda Sul.

O alto funcionári­o do SIC revelou que, ultimament­e, aparecem nas esquadras policiais pessoas que se dizem vítimas de burlões que, por telefone ou através das redes sociais, dizem ter possibilid­ade de arranjar emprego.

Um outro crime registado com frequência na Lunda Sul é o roubo de motorizada­s, cujas vítimas são maioritari­amente mototaxist­as, disse o porta-voz, que confirmou haver também um aumento do número de roubos e furtos em moradias, de onde são levados botijas de gás de cozinha e electrodom­ésticos. A polícia promete intensific­ar o combate ao roubo e outros crimes,

 ?? JOÃO GOMES|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Todo o cuidado é pouco ao levantar dinheiro
JOÃO GOMES|EDIÇÕES NOVEMBRO Todo o cuidado é pouco ao levantar dinheiro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola