Jornal de Angola

Programa cubano tem bons resultados

-

Um programa cubano para tratar a esclerose múltipla, uma doença que ataca o sistema nervoso, tem tido bons resultados, disseram especialis­tas, citados ontem pela agência Xinhua.

O programa utiliza um procedimen­to único, projectado em Cuba para combater a doença numa das províncias e agora vai ser estendido a outros centros de saúde cubanos.

Rodneys Jimenez, o principal pesquisado­r do projecto, explicou que o tratamento tem como público pacientes em estágios avançados de esclerose múltipla de deterioraç­ão adicional.

Os investigad­ores procuram abordar o tratamento de forma holística, consideran­do as funções motoras do paciente, o estado emocional e habilidade­s manuais para proporcion­ar uma melhor qualidade de vida.

A esclerose múltipla muitas vezes interrompe a capacidade de partes do sistema nervoso de comunicarm-se, resultando em problemas físicos, mentais e, às vezes, psíquicos.

A doença não tem cura e é mais comum em pessoas com idade entre os 20 e os 40 anos. O único tratamento actualment­e é controlar os sintomas e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

Cuba ém um dos países que mais se tem destacado no domínio da saúde, realizando investigaç­ões e tratamento em várias áreas. O programa de tratamento da esclerose vai, certamente, aliviar o sofrimento das pessoas que padecem da doença.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola