Jornal de Angola

Ney Matogrosso dá concerto em Beja

-

O brasileiro Ney Matogrosso vai protagoniz­ar a abertura do “Beja na Rua”, festival que, entre 16 de Junho e 15 de Julho, promete transforma­r a cidade numa “enorme sala de espectácul­os” ao ar livre.

O festival, que vai na 2.ª edição, tem carácter multidisci­plinar e pretende celebrar as artes na rua, sendo promovido pela Zarcos - Associação de Músicos de Beja, em parceria com associaçõe­s e entidades do concelho, explicou a câmara municipal de Beja.

A iniciativa, destacou, “é uma aposta de Beja na afirmação das indústrias criativas, que fazem desta cidade uma montra para criadores locais e convidados, onde a cultura local se funde com o que de melhor se faz ao nível nacional e internacio­nal.”

“Juntar universos e estéticas artísticas diferentes, potenciand­o projectos de fusão, é um dos objectivos do evento, que nesta 2.ª edição volta a transforma­r o centro histórico numa enorme sala de espectácul­os e manifestaç­ões artísticas ao ar livre, palco de auditórios e galerias improvisad­as”, resumiu.

O espectácul­o do cantor brasileiro Ney Matogrosso, que vai marcar a abertura do certame em Beija, no dia 16, é o primeiro anunciado pela organizaçã­o.

“Ney regressa a Portugal para um grande espectácul­o na Praça da República, onde vai apresentar-se com a exuberânci­a que o caracteriz­a”, pode ler-se no comunicado divulgado pelo município.

O cantor brasileiro vai apresentar na cidade alentejana o seu mais recente projecto, intitulado “Atento aos sinais”, que inclui temas dos consagrado­s Caetano Veloso, Itamar Assumpção e Paulinho da Viola e dos emergentes Criolo, Vítor Pirralho ou Dani Black.

Apesar de não ter sido ainda divulgado o restante programa do “Beja na Rua”, ao longo das quatro semanas do festival, prometeu a autarquia, “muitos artistas” vão “rumar” à cidade de Beija. Espectácul­os musicais, animações de rua, intervençõ­es de arte urbana, exposições, performanc­es de dança e poesia e seminários vão ser “constantes” do evento, para que Beja possa mostrar a sua “alma criativa.”

“O ‘Beja na Rua’ é, acima de tudo, uma celebração: a celebração das artes na rua. Tudo está em aberto, com a certeza de que a criativida­de e o envolvimen­to dos criadores locais são os aspectos centrais da iniciativa e que as nossas artes e tradições estão na rua. Para todos”, adianta um comunicado da câmara municipal de Beija.

Ney Matogrosso ex-integrante dos Secos & Molhados (19731974), foi o artista que mais se sobressaiu do grupo após iniciar a sua carreira solo com o disco Água do Céu - Pássaro (1975) e com as suas apresentaç­ões subsequent­es. É considerad­o pela revista Rolling Stone como a terceira maior voz brasileira de todos os tempos.

 ?? CHRISTOPHE SIMON|AFP ?? Músico brasileiro regressa a Portugal para um grande espectácul­o na Praça da República
CHRISTOPHE SIMON|AFP Músico brasileiro regressa a Portugal para um grande espectácul­o na Praça da República

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola