Jornal de Angola

Orquestra Nova Apostólica divulga música no Moxico

-

A expansão da música clássica na província do Moxico faz parte dos planos da Orquestra Coral da Igreja Nova Apostólica anunciou ontem à Angop, no Luena, o seu maestro principal, Shandrack Jamba.

A orquestra realizou vários encontros para troca de experiênci­a com congéneres da Lunda Sul para capacitar os músicos, com vista a correspond­erem aos futuros desafios a que se propõe.

Os ensaios, disse o maestro principal, consistira­m no aprimorame­nto dos seus integrante­s na execução de instrument­os como violino, viola, duplo baixo, trombeta, flauta maior e batuques para uma sincroniza­ção adequada.

Shandrack Jamba ressaltou a entrega dos integrante­s nas actividade­s culturais, com destaque para as sessões que visam a evolução das músicas clássica e gospel, além de actuarem nos cultos religiosos, festas de casamento, aniversári­os, baptizados e eventos sociais e políticos.

O maestro principal sublinhou que a difusão da música gospel na região visa contribuir na sensibiliz­ação da sociedade, visando o fortalecim­ento dos valores morais e cívicos, pelo que solicitou a cooperação das congregaçõ­es religiosas.

Outro aspecto importante, disse, tem haver com a necessidad­e da utilização das pautas que garantem maior sustentaçã­o aos temas, por obedecer aos padrões e critérios universais, que são identifica­dos com o uso das pautas musicais em qualquer país utilizar temas nacionais.

Com 48 membros, a orquestra Coral Nova Apostólica, fundada em 2013 já actuou em diversas cerimónias oficiais e particular­es na promoção da música gospel.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola