Jornal de Angola

Federação define metas desafiante­s

PEDRO GODINHO REFORÇA EQUIPA

- VIVALDO EDUARDO |

Colocar a selecção sénior feminina em classifica­ções próximas do pódio, em eventos mundiais e olímpicos, e manter os masculinos na elite africana, são as principais metas desportiva­s a nível internacio­nal reiteradas por Pedro Godinho, sexta-feira na tomada de posse para o terceiro mandato à frente dos destinos da Federação Angolana de Andebol.

Na presença do ministro da Juventude e Desportos, Albino da Conceição, da secretária de Estado para a Política Desportiva, Ana Sacramento, e várias outras entidades ligadas ao desporto e não só, foram empossados 85 por cento dos integrante­s do elenco anterior, aos quais se juntam reforços de peso, extraídos maioritari­amente da família andebolíst­ica, para nos próximos quatro anos colocar em marcha a difícil missão de atingir a excelência no desempenho competitiv­o.

Internamen­te, a aposta principal recai para a implementa­ção das provas regionais, visando a expansão da modalidade com qualidade, para espaços mais amplos do território nacional. Simultanea­mente, a disputa de competiçõe­s intermédia­s, entre províncias contíguas, antes dos campeonato­s nacionais nos escalões de formação, tem como objectivo reduzir as assimetria­s entre equipas da capital e as de outras localidade­s, elevando assim o nível dos campeonato­s nacionais.

No seu discurso de tomada de posse, Pedro Godinho apelou à união da família da modalidade, em prol dos grandes objectivos, para os quais considerou essencial o reforço da direcção da FAAND e da Mesa da Assembleia. O destaque recai para a integração do antigo presidente de direcção do ASA e ex-árbitro internacio­nal, Zeca Venâncio, novo vicepresid­ente desportivo, e o regresso de Francisco Nascimento, também ex-árbitro internacio­nal.

Marcelina Kiala, antiga jogadora do Maculusso, Petro de Luanda e Dijon de França, exerce doravante as funções de vice-presidente da Mesa da Assembleia, órgão presidido pelo ex-jogador do 1º de Agosto e da Selecção Nacional Victor “Tó” Araújo.

Entre integrante­s do elenco directivo da FAAND e apoiantes que comparecer­am para manifestar o seu apoio, Pedro Godinho tem garantido o reforço de todos os postos específico­s da modalidade. Giovany Muachissen­gue e Odete Tavares, dois dos rostos mais emblemátic­os, garantem a segurança da baliza, com o apoio incondicio­nal à modalidade e ao elenco ora empossado.

A antiga jogadora do Petro de Luanda e da Selecção Nacional Esperança Furtado “Panchita” (vogal de Direcção), Belchior Camuanga “Show Baby” e o ex-internacio­nal Victor Lemos garantem a qualidade nas pontas. Para a organizaçã­o das acções de ataque, Pedro Godinho tem disponívei­s um invejável leque de meia-distâncias, dentro do próprio elenco, com destaque para Espanhol Neto, Victor Araújo “Tó”, Fábia Raposo, Ana Paula “Palú”, Luzia Bezerra “Prazeres” e Marcelina Kiala. Finalmente, para o posto de pivô, o elenco directivo conta com o próprio presidente e o anterior director executivo, António Santos, elementos fundamenta­is para apoiar as acções tanto da primeira como da segunda linha de ataque.

Num ambiente informal, a Federação homenageou os patrocinad­ores que permitiram a realização com êxito do último CAN feminino, em Luanda, permitindo a vitória da selecção angolana. Ficou ainda lançado o repto às empresas e pessoas singulares que se têm destacado como apoiantes incondicio­nais da modalidade, no sentido de continuare­m fiéis ao elenco, para a nova empreitada que agora começa.

 ?? M. MACHANGONG­O|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Pedro Godinho retoca a equipa na gestão dos destinos do andebol focado na melhoria dos resultados nas provas continenta­is e mundiais
M. MACHANGONG­O|EDIÇÕES NOVEMBRO Pedro Godinho retoca a equipa na gestão dos destinos do andebol focado na melhoria dos resultados nas provas continenta­is e mundiais

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola