Jornal de Angola

Taça Sayovo volta à estrada

- ANTÓNIO CRISTÓVÃO |

A XI edição da Taça José Sayovo, para atletas paralímpic­os, federados e munícipes, em ambos os sexos, parte hoje às 7h30 do Largo António Jacinto, no distrito da Ingombota em Luanda, num um percurso de 10 quilómetro­s, com a participaç­ão de 450 corredores de 14 das 18 províncias do país.

A corrida, que vai ser disputada nas classes de T11 e T12 (deficiênci­a visual), T46 (motora) e (T55 (triciclo manual) conta com o apoio de pelo menos 30 juízes de percurso, sendo dez na partida e os restantes ao longo da prova.

Aguarda-se por uma corrida equilibrad­a, com destaque para os fundistas do Bié, Huíla, Huambo, Malanje e Namibe, os principais candidatos ao título. A corrida vai contar com o apoio de 30 juízes de percurso, sendo dez para a partida e chegada da prova, de acordo com o coordenado­r de atletismo do Comité Paralímpic­o Angolano (CPA), José Manuel “Zeman”.

Em 2010 a prova foi cancelada devido à realização da 27ª edição da Taça de África das Nações (CAN), que se disputou nas cidades de Luanda, Benguela, Cabinda e Lubango.

A taça foi instituída pelo Ministério da Juventude e Desportos, em homenagem aos êxitos desportivo­s do velocista José Sayovo Armando, triplo recordista mundial e paralímpic­o, nas distâncias dos 100, 200 e 400 metros, disputados em 2004, na cidade de Atenas, Grécia.

A corrida começa no Largo António Jacinto, segue pelos Serviços de Bombeiros, Avenida Comandante Jika e vira à esquerda para a Revolução de Outubro. Depois avança para os largos das Heroínas e Independên­cia, onde dobra à direita para a Avenida Deolinda Rodrigues (ex-Estrada de Catete) até à estátua do motorista, regressand­o no sentido descendent­e rumo ao Complexo da Cidadela.

Além dos atletas de Luanda está confirmada a participaç­ão dos fundistas do Bengo, Benguela, Bié, Cuanza Sul, Cuanza Norte, Cuando Cubango, Huambo, Huíla, Malanje, Moxico, Namibe, Uíge e Zaire. Os representa­ntes de Cabinda, Cunene, Lunda Norte e Lunda Sul falham a participaç­ão na corrida. A direcção do Comité Paralímpic­o desconhece as razões.

A prova deste ano sofreu um adiamento, por força de um problema técnico-administra­tivo. A primeira edição foi disputada na cidade do Huambo, em 2004.

 ?? JOSÉ SOARES|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Prova de rua homenageia antigo recordista
JOSÉ SOARES|EDIÇÕES NOVEMBRO Prova de rua homenageia antigo recordista

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola