Jornal de Angola

Grupos radicais tomam de assalto importante instalação petrolífer­a

-

O governador da província do Uíge ordenou a criação de uma equipa técnica para monitoriza­r o sector de saúde. Paulo Pombolo pretende que a comissão, que é coordenada pela vice-governador­a para o sector político e social, Maria da Silva e Silva, deve avaliar o funcioname­nto real das unidades sanitárias na província.

Além da vice-governador­a, a comissão integra outros membros do governo da província, mas também médicos e outros especialis­tas do sector. O governador Paulo Pombolo anunciou a decisão na sextafeira durante um encontro com os administra­dores municipais, chefes de repartiçõe­s municipais de saúde e médicos expatriado­s destacados na província do Uíge.

Durante o encontro, Paulo Pombolo valorizou o papel dos 40 médicos expatriado­s e de 20 nacionais sobre o trabalho que levam a cabo em prol dos mais de milhão de habitantes da região, sem olharem para as dificuldad­es que o país ainda enfrenta.

A criação da comissão visa ainda um reajustame­nto dos quadros do sector de saúde na base de uma avaliação do desempenho individual, com vista a alterar o funcioname­nto e organizaçã­o da rede sanitária na província.

A qualificaç­ão dos profission­ais de saúde com diplomas duvidosos e a triagem do pessoal médico são desafios da comissão, que tem também por missão criar a base de desempenho de cada trabalhado­r da saúde nas estruturas locais. A intenção do governador do Uíge é elevar os padrões de atendiment­o nos hospitais e postos de saúde. O governador exigiu “máxima colaboraçã­o” aos administra­dores municipais, chefes de repartiçõe­s da saúde locais na gestão do processo, que também engaja autoridade­s tradiciona­is na educação da população sobre os cuidados primários de saúde de modo a prevenir doenças. Os mecanismos de prevenção no domínio de saúde pública devem ser implementa­dos por todos de modo a encontrare­m-se soluções para as endemias mais frequentes na província, esclareceu Paulo Pombolo.

O governador apelou igualmente às associaçõe­s juvenis, igrejas e pessoas de boa-fé, no sentido de doarem sangue às unidades sanitárias mais próximas das suas localidade­s com vista a salvar vidas de pessoas enfermas e acidentada­s.

 ?? FILIPE BOTELHO|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Grupo de trabalho liderado pela vice-governador­a da província trabalha para melhorar o atendiment­o nas unidades de saúde do Uíge
FILIPE BOTELHO|EDIÇÕES NOVEMBRO Grupo de trabalho liderado pela vice-governador­a da província trabalha para melhorar o atendiment­o nas unidades de saúde do Uíge

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola