Jornal de Angola

CARTAS DO LEITOR

- ALEXANDRA LUCAS | ANDRÉ ANTÓNIO | OLÍVIA JOÃO | HERMENEGIL­DO PINTO |

Menores na prostituiç­ão

Tenho tomado conhecimen­to de casos de menores que se prostituem em vários bairros de Luanda. Penso que é preciso proteger essas menores, que vão para a prostituiç­ão para facilmente ganharem algum dinheiro. Essas crianças correm vários riscos, e é dever da sociedade e das instituiçõ­es especializ­adas de defesa da criança impedir que menores se prostituam. Que essas instituiçõ­es de defesa da criança façam um diagnóstic­o urgente sobre o que se está a passar com as crianças que se prostituem em diferentes bairros de Luanda, para se tomarem medidas. Alguma coisa deve ser feita para retirar da prostituiç­ão as crianças. a pé para venderem os seus produtos e muitas vezes não conseguem despachar as suas mercadoria­s por falta de clientes, o que as obriga muitas vezes a permanecer, por exemplo, na Baixa de Luanda até muito tarde. Há zungueiras que só saem da Baixa de Luanda às 22 horas, porque precisam de ganhar algum dinheiro, que não conseguira­m obter durante o dia. Elas têm esperança de que a essa hora algum cliente poderá comprar o seu produto.

Lixo em estradas

Há pessoas no meu bairro que insistem em deitar lixo em plena estrada, porque não querem colocálo nos contentore­s por preguiça. Algumas estradas no meu bairro ficam cheias de sacos de lixo colocados na via, geralmente à noite.

Apelo neste espaço aos moradores do meu bairro para fazerem um pequeno esforço no sentido de se dirigirem aos contentore­s de lixo para depositar resíduos sólidos. A cidade é de todos nós e devemos todos nos preocupar em mantê-la limpa. Fica mal atirarmos o lixo que nós produzimos para perto das casas de outras pessoas. Ninguém gosta que se deposite lixo em frente às nossas casas. O lugar do lixo é no contentor, para ser recolhido pelas operadoras de limpeza.

As empresas e a produção

Gostei de saber que o Estado vai fazer o pagamento de atrasados às empresas, relativos a serviços prestados por estes agentes económicos. As empresas precisam de capital para poderem funcionar normalment­e. Sem dinheiro as empresas não funcionam. Não conseguem por exemplo pagar salários, obrigando-as a despedir trabalhado­res. Acredito que o pagamento de atrasados a empresas vai fazer com que aumente a actividade produtiva. Muitas pessoas dizem-me que estão desemprega­das porque as empresas em que trabalhava­m foram à falência e não tinham dinheiro para continuar a realizar actividade produtiva.

Que as empresas voltem a empregar de novo muitos jovens desemprega­dos, para que muitas famílias tenham rendimento­s para resolver os seus problemas. Quando há muitos empregos há mais consumo, o que é bom para as empresas que produzem bens e prestam serviços diversos. Que o pagamento de atrasados às empresas contribua também para a diversific­ação da economia. Temos agora de apostar em muitas áreas produtivas. A queda do preço do petróleo que gerou a actual crise deve fazer com que prestemos muita atenção à produção de bens diversos em todo o país.

 ?? CASIMIRO PEDRO ??
CASIMIRO PEDRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola