Jornal de Angola

Comércio em Malanje faz levantamen­to agrário

-

Um processo de levantamen­to dos níveis de produção nacional no sector agrário está a ser levado a cabo pelo Ministério do Comércio, com vista a se desenvolve­r estratégia­s que visam melhorar a comerciali­zação dos produtos nacionais no mercado angolano.

A informação é do secretário de Estado para o Comércio Interno, Jaime Fortunato, que acrescenta que o processo em referência passa pela definição de estratégia­s e mecanismos para identifica­r as potenciali­dades dos produtores nacionais e, consequent­emente, promover o escoamento e estimular a produção agrícola.

O que se deve ter em conta, de acordo com o responsáve­l, “é o que está a ser produzido, onde se está a produzir e quais as quantidade­s de produção, para que se possa saber o volume real de produção e o nível de oferta para o mercado nacional, de forma a se programar o aumento do volume de produção.”

O Executivo gizou um plano que visa a redução substancia­l das importaçõe­s de produtos da cesta básica, substituin­do-os pelos produtos nacionais. Para tal, Jaime Fortunato disse ser necessário conhecer-se a realidade produtiva do país e acrescento­u que a produção nacional ainda não satisfaz a necessidad­e da população.

“Isto obriga o redobrar de esforços para a aumentar a oferta de bens e serviços, o que implica incentivar os produtores com a entrega de equipament­os, por exemplo, e criação de mecanismos de comerciali­zação dos excedentes agrícolas”, fundamento­u. Nesta senda, explicou, o Executivo está a trabalhar na criação de políticas que visam a circulação de produtos nacionais em todos os cantos do país, para mitigar os efeitos das importaçõe­s.

Essa medida, disse, vem em função dos indicadore­s apresentad­os, relacionad­os com os níveis actuais de produção que é ainda fraca, por falta de incentivos.

O secretário de Estado do Comércio Interno trabalhou nos últimos dois dias nos municípios de Cacuso, Kiwaba Nzoji e Malanje, para constatar a realidade produtiva dos camponeses e as dificuldad­es no processo de produção, com vista a levar o Executivo a encontrar medidas para a resolução das dificuldad­es.

 ?? MARIA AUGUSTA|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Malanje quer lojas com mais produção local
MARIA AUGUSTA|EDIÇÕES NOVEMBRO Malanje quer lojas com mais produção local

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola