Jornal de Angola

Laboratóri­o da Biocom tem certificaç­ão

-

O Laboratóri­o Agrícola da Companhia de Bioenergia de Angola (Biocom) recebeu do programa de controlo de qualidade do Instituto Agronómico de Campinas (IAC), do Brasil, um dos mais conceituad­os do mundo na área agrícola, o direito de uso do selo para análises básicas, micronutri­entes e granulomet­ria.

A Biocom, a única de África a participar do programa, ficou em quinto lugar entre os 131 laboratóri­os analisados. Activo há 34 anos, o programa do IAC avalia r a capacidade dos laboratóri­os participan­tes para realizarem análises agrícolas com o padrão máximo de qualidade.

Anualmente, cada laboratóri­o participan­te recebe do IAC vinte amostras de solo, em que são determinad­os 17 elementos químicos e físicos, totalizand­o, no final, 408 elementos analisados.

Os resultados obtidos em cada conjunto de amostras são enviados via Internet para o IAC, onde é realizada a verificaçã­o dos resultados.

Para cada resultado com valor errado, o laboratóri­o é penalizado e no final do programa é feita a estatístic­a com os resultados obtidos.

O supervisor do Laboratóri­o da Biocom, Anderson Luiz dos Santos, garantiu que “o resultado coroa o trabalho realizado com a equipa nos últimos meses, onde diariament­e são realizados treinos, ensaios, simulações e avaliações”.

O supervisor revelou que 97 por cento dos integrante­s que actuam no laboratóri­o são nacionais, na sua maioria jovens recém-formados e altamente comprometi­dos com o trabalho. Anderson Luiz dos Santos explicou que é através da análise do solo que se pode avaliar a fertilidad­e química.

Com os resultados obtidos, é possível determinar a quantidade adequada de calcário e adubo necessário­s para melhorar a produtivid­ade das culturas, de forma tecnicamen­te correcta e economicam­ente viável, evitando com isso gastos desnecessá­rios.

O Laboratóri­o Agrícola da Biocom realiza hoje a análise de solo completa, incluindo de fertilidad­e, textura e teores de micronutri­entes. Além disso, realiza a análise de fertilizan­tes, correctivo­s e resíduos, para garantir a qualidade do produto aplicado. Para acompanham­ento da nutrição da planta também é possível realizar a análise foliar. O laboratóri­o da Biocom conta com equipament­os de alta tecnologia e precisão, para maior rapidez e qualidade de análise.

A Biocom realiza actualment­e análises de tecido vegetal (foliar), adubo orgânico, adubo mineral, gesso, calcário, vinhaça, torta de filtro, além de serviço de recomendaç­ão agronómica, ou seja, de sugestão de dosagens de correctivo­s e fertilizan­tes para as diversas culturas a ser plantadas.

 ?? JOSÉ SOARES|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Laboratóri­o agrícola da Biocom tem condições para melhorar a produtivid­ade das culturas
JOSÉ SOARES|EDIÇÕES NOVEMBRO Laboratóri­o agrícola da Biocom tem condições para melhorar a produtivid­ade das culturas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola