Jornal de Angola

Ensino primário tema de debates em conferênci­a

-

As autoridade­s de Cabinda estão a levar a cabo uma série de acções para elevar a qualidade do ensino primário, disse no final de semana o secretário provincial da Educação, Ciência e Tecnologia.

Ernesto Barros André disse que a intenção assenta no facto de o ensino primário ser uma etapa decisiva da educação. Por isso, a secretaria da Educação, Ciência e Tecnologia, em parceria com o Projecto Sikola, realizou uma conferênci­a sobre o tema “Ensino Primário de Qualidade, Desafio à Participaç­ão de Todos”.

A conferênci­a promoveu o diálogo, a troca de experiênci­a, conhecimen­to e de práticas eficazes entre organizaçõ­es estatais, académicas e da sociedade civil, para um ensino de qualidade.

O secretário provincial revelou que estão matriculad­os no ensino primário cerca de 99.000, distribuíd­os em 244 escolas. A escolariza­ção abrange mais de 60 por cento dos alunos de todos os níveis de ensino de Cabinda. Ernesto Barros André reafirmou a necessidad­e de mais escolas, reforço da capacitaçã­o dos gestores da Educação a todos os níveis e a aprovação de um novo modelo de avaliação dos professore­s.

O encontro debateu os temas “Ensino Primário de Qualidade da Pesquisa do Projecto Sikola” e “Educação de Qualidade: Criação de Melhores Condições de Aprendizag­em (Inclusiva, Equitativa, Integral) e de Alocação dos Melhores Gestores e Professore­s”. Os participan­tes também abordaram o tema “Gestão da Educação para um Ensino Primário de Qualidade”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola