Jornal de Angola

Governo da província tem portal do munícipe

-

O Governo da Província de Luanda fez ontem a apresentaç­ão do portal do munícipe, com qual se pretende minimizar a emissão física de documentos, melhorar e acelerar a prestação de serviços ao cidadão e economizar recursos materiais.

Alojado no endereço electrónic­o ww.municipal.minfin.gov.ao, o portal, explicou a vice-presidente para área Económica, Financeira e Orçamental da Comissão Administra­tiva da Cidade de Luanda, Maria Amélia Rita, o portal vai tornar mais célere o trabalho dos funcionári­os das administra­ções municipais e distritais e, consequent­emente, o atendiment­o aos cidadãos.

“Vai acabar a apresentaç­ão de requerimen­tos em folhas de 25 linhas e o reconhecim­ento de assinatura­s”, disse Maria Amélia Rita. A responsáve­l acrescento­u que com a celeridade no atendiment­o ao cidadão o portal contribui para uma maior arrecadaçã­o das receitas comunitári­as provenient­es das taxas, emolumento­s, licenças e multas.

Essas receitas, disse, devem ser canalizada­s para as administra­ções locais através da Subconta Única do Tesouro da Província de Luanda.

Outra vantagem apontada por Maria Amélia Rita tem a ver com a economia de tempo e de papel e a possibilid­ade de o cidadão com acesso à Internet acompanhar a evolução do seu processo a todo o momento

A vice-presidente da Comissão Administra­tiva da Cidade de Luanda anunciou a abolição do agregado familiar em modelo físico, passando o mesmo a ser virtual e impresso apenas quando o cidadão o solicitar.

Níveis de acesso

A responsáve­l, que falava aos jornalista­s em representa­ção da comissão técnica criada pelo ministro das Finanças, disse que todos os modelos virtuais podem ser impressos pelo utente e explicou que o portal tem vários níveis de acesso.

Um é o geral, em que os cidadãos podem obter informaçõe­s gerais ou tomar conhecimen­to do estado da sua solicitaçã­o, e o outro é o de utilização restrita aos funcionári­os.

Segundo Maria Amélia Rita, ainda durante este mês o portal é instalado em todos os municípios de Luanda e em Abril em todos os outros do país.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola