Jornal de Angola

“Fúria da Kaculo” estreia no Caxito

- ALFREDO FERREIRA |

O filme “Fúria da Kaculo”, que retrata a luta pela Independên­cia Nacional, vai ser exibido sexta-feira e no sábado, às 18 horas, no Cine Teatro Caxito, na província do Bengo. Depois da apresentaç­ão no município do Nambuangon­go, o que permitiu à população local conhecer mais sobre a guerra travada pelos angolanos, é a vez de os espectador­es da capital do Bengo saberem mais sobre a relidade poítica e militar da região, com base na ficção cinematogr­áfica.

O filme foi produzido por Tony Jones e retrata a vivência do povo angolano no período da guerra de libertação nacional, com início em 1961, até a conquista da paz efectiva, em 2002. “Fúria da Kaculo” foi produzido para despertar a atenção da população sobre a realidade, sobretudo da juventude que não acompanhou os momentos da guerra contra o colonialis­mo.

O filme serve de base de consulta para os estudantes. João Wassamba apelou à população para assistir o mesmo, valorizand­o o que é feito internamen­te.

Segundo o porta-voz, Tony Jones, a longa-metragem contou com a participaç­ão de três mil integrante­s, entre actores principais, secundário­s e figurantes, metade dos quais antigos combatente­s, historiado­res e crianças, tendo como protagonis­ta a actriz Eva Sebastião, no papel de Kaculo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola