Jornal de Angola

Atletas angolanas ausentes das nomeações da federação

-

O excelente desempenho de Natália Bernardo, nos jogos olímpicos do Rio de Janeiro 2016 e no CAN de Luanda, foi insuficien­te para permitir a integração da meia distância angolana na restricta lista de jogadoras que concorrem ao título de melhor andebolist­a de 2016, elaborada pela Federação Internacio­nal de Andebol (IHF).

Além das brasileira­s Alexandra Nascimento e Eduarda Amorim, a angolana Marcelina Kiala, em 2007, foi das poucas andebolist­as não europeias a integrar o leque de nomeadas.

Para a votação referente a 2016 que termina depois de amanhã, a lista inclui unicamente jogadoras europeias. Nora Mork, a meia - distância direita da selecção da Noruega, é uma das principais candidatas. Medalha de Bronze, nos últimos Jogos Olímpicos, a nórdica foi melhor marcadora no campeonato da Europa do ano passado e integrou a equipa ideal da prova. Segue - se a lateral esquerda da Roménia, Cristina Neagu, terceira classifica­da na lista de melhores marcadores da Liga Europeia dos Clubes Campeões.

As centrais holandesa, Nycke Groot e sueca Isabelle Gullden, concorrent­es directas da central angolana, Natália Bernardo, ocupam lugares privilegia­dos na lista, face as suas prestações recentes, nas competiçõe­s europeias de clubes e nações. Encerra a lista feminina a guarda - redes norueguesa Kari Grimsbo.

Em masculinos, o francês Nikola Karabatic e o dinamarquê­s Mikkel Hansen encabeçam uma lista que se destaca pelo equilíbrio. Ambos jogadoras venceram o troféu em duas ocasiões. O guarda - redes alemão Andreas Wolff, o central croata Domagoj Duvnjak e norueguês Sander Sagosen, completam a relação de nomeados.

Para os treinadore­s que treinam formações masculinas, Gudmundur Gudmundsso­n, islandês, campeão olímpico pela Dinamarca, no Rio de Janeiro é um sério candidato, a par de Didier Dinart (francês), do norueguês Christian Berge, do também islandês Dagur Sigurdsson (orienta a selecção alemã) e do montenegri­no Veselin Vujovic que orienta a selecção eslovena.

Os selecciona­dores femininos da Noruega, Thorir Hergeirsso­n (distinguid­o em quatro ocasiões como treinador do ano), da França Olivier Krumbholz, da Rússia Evgeniy Trefilov, da Rússia e Henk Groener da Holanda disputam o titulo com o treinador do CSM Bucareste, da Roménia, Kim Rasmunssen.

 ?? JOSÉ COLA|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Natália Bernardo eleita MVP do africano fica de fora das melhores do andebol mundial
JOSÉ COLA|EDIÇÕES NOVEMBRO Natália Bernardo eleita MVP do africano fica de fora das melhores do andebol mundial

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola