Jornal de Angola

Divulgados representa­ntes para o mundial de futebol

- ANTÓNIO CRISTÓVÃO |

A África do Sul, Guiné, Senegal e Zâmbia são os representa­ntes africanos na XXI edição do Campeonato de África das Nações (CAN), a ter lugar entre os dias 20 de Maio e 11 de Junho nas cidades-sede Cheonan, Daejeon, Incheon, Jeju, Jeonju, Suwon na Coreia do Sul, com a participaç­ão de 24 selecções.

As quatro selecções conseguira­m o apuramento para a fase final do mundial, depois de terem chegado às meias-finais do Campeonato de África das Nações (CAN), que se disputa desde o pretérito mês de Fevereiro nas cidades de Lusaka e Ndola, na Zâmbia.

Nas meias-finais da competição africana, a Zâmbia e a África do Sul medem forças amanhã, às 17h00, em Angola, no Estádio Heróis Nacionais, na cidade de Lusaka.

Na segunda meia-final, o Senegal e a Guiné jogam na quintafeir­a, também às 17h00, no Estádio Levy Mwanawasa, na cidade de Ndola.

O Senegal foi a única selecção invicta na fase final da competição africana, com três triunfos e terminou na primeira posição do grupo A, com nove pontos, seguido pela Guiné com quatro.

Os senegalese­s regressam ao mundial pela segunda vez consecutiv­a após a estreia na Nova Zelândia, onde ocuparam o terceiro lugar, com quatro pontos, no grupo C, atrás da Colômbia (2º/04) e Portugal (1º/09). O Qatar ficou no quarto e último posto do grupo sem pontuar.

A Zâmbia foi a primeira selecção a garantir a qualificaç­ão para o Mundial da Coreia do Sul, depois de vencer o grupo A com triunfos sobre a Guiné, o Mali e o Egipto.

Os quatro países africanos juntaram-se aos representa­ntes da Ásia (Japão, Arábia Saudita, Irão e Vietname), Europa (França, Itália, Inglaterra, Portugal e Alemanha), América do Norte, Central e Caribe (EUA, Honduras, México e Costa Rica), América do Sul (Uruguai, Equador, Venezuela e Argentina) e Oceânia (Nova Zelândia e Vanuatu).

Na terceira e última jornada da fase de grupos disputada no final de semana, para o grupo B, o Senegal venceu os Camarões, por 2-0, no Estádio Heróis Nacionais, enquanto o Sudão derrotou a África do Sul (1-3), no mesmo estádio. No grupo A, a Zâmbia derrotou o Egipto, por 31, no Estádio Heróis Nacionais, ao passo que a Guiné ganhou o Mali (3-2).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola