Jornal de Angola

Projovem já chegou ao Uíge

- JOAQUIM JÚNIOR | Uíge

O ministro da Juventude e Desportos, Albino da Conceição, procedeu ontem, na cidade do Uíge, ao lançamento do projecto “Projovem”, uma linha de crédito de apoio ao jovem empreended­or disponibil­izado pelo Banco de Desenvolvi­mento de Angola (BDA), que vai ceder empréstimo­s financeiro­s entre 100 mil e 40 milhões de kwanzas a serem investidos em negócios, no âmbito da diversific­ação da economia e do aumento da renda dos jovens.

No acto do lançamento, que aconteceu no Banco de Comércio e Indústria (BCI), entidade encarregue da operação, cinco jovens com iniciativa­s empreended­oras beneficiar­am do crédito com montantes entre 20 e 39 milhões de kwanzas, que vão ser aplicados em projectos de comércio, prestação de serviços, hotelaria e turismo.

Ao proceder à apresentaç­ão do Projovem, o ministro da Juventude e Desportos lembrou que projecto é o resultado das consultas e recomendaç­ões desenvolvi­das pela juventude em 2013 aquando da realização do Fórum Nacional da Juventude, que permitiu a elaboração do Programa Nacional de Desenvolvi­mento da Juventude, onde estão as prioridade­s do Executivo dedicadas à juventude. “Este e outros projectos que o Governo tem levado a cabo vêm dar resposta às questões do fórum económico levantadas pelos jovens. Isto não implica resolver tudo, as reclamaçõe­s vão continuar, mas o Executivo está a criar as condições para que paulatinam­ente os jovens vejam os seus problemas resolvidos”, disse.

“O empreended­orismo cria postos de emprego, ajuda as famílias e a economia do país, em geral, e da província em particular”, disse o governante, lembrando que o crédito é para ser aplicado para os fins para os quais foi concedido.

“É preciso que os fundos sejam investidos e que venham potenciar os negócios, no sentido de haver satisfação quer dos beneficiár­ios como do credor. O crédito é para ser reembolsad­o, porque caso contrário coloca em risco a continuida­de do projecto.

Os beneficiár­ios têm que pôr as máquinas a trabalhar, os projectos a produzirem e a rentabiliz­ar para devolver o dinheiro recebido e o banco continuar a emprestar a outros jovens”, declarou.

O governante recomendou ao Instituto Nacional de Apoio às Pequenas e Médias Empresas (INAPEM), órgão encarregue de credenciar as empresas que vão ser financiada­s, a evitar a burocracia na sua actuação e tornar o processo célere.

O INAPEM tem como responsabi­lidade atestar, certificar e dar garantias ao banco que os projectos dos jovens têm sustentabi­lidade. “Na avaliação dos processos que não se interponha­m pessoas infiltrada­s, sem qualificaç­ão alguma e outros oportunist­as, para não descredibi­lizar o projecto”, avisou Albino da Conceição.

O governador provincial do Uíge, Paulo Pombolo, saudou o programa e pediu aos jovens maior organizaçã­o e identifica­ção convenient­e do nicho do mercado para investir.

Manuel Neto da Costa, presidente do conselho da administra­ção do Banco de Desenvolvi­mento de Angola (BDA), disse que estão disponívei­s para cada jovem empreended­or que apresentar um projecto credível empréstimo­s que vão de 100 mil a 40 milhões de kwanzas.

Os termos e condições definidos no financiame­nto oferecem ao beneficiár­io um período de carência de 24 meses. O período de maturidade do crédito é de 84 meses. A taxa de juro anual varia entre 7,12 e 9,43 por cento, com preferênci­a de investimen­tos na agricultur­a, pecuária, pescas, indústria, hotelaria e turismo e comércio.

 ?? MAVITIDI MULAZA|EDIÇÕES NOVEMBRO|UÍGE ?? Ministro da Juventude e Desportos Albino da Conceição fez o lançamento do “Projovem”
MAVITIDI MULAZA|EDIÇÕES NOVEMBRO|UÍGE Ministro da Juventude e Desportos Albino da Conceição fez o lançamento do “Projovem”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola