Jornal de Angola

Parlamenta­res da UNITA avaliam acções legislativ­as

- BERNARDINO MANJE |

O grupo parlamenta­r da UNITA realiza hoje, em Luanda, uma conferênci­a de imprensa para pronunciar-se sobre as suas últimas iniciativa­s legislativ­as. Trata-se dos projectos de Lei Orgânica sobre as Bases do Sistema de Organizaçã­o e Funcioname­nto do Poder Local, e de Lei da Tutela Administra­tiva sobre as Autarquias Locais, que se encontram desde o dia 21 de Fevereiro no gabinete do Presidente da Assembleia Nacional.

Fonte do grupo parlamenta­r da UNITA manifestou ontem o interesse do maior partido na oposição de ver os dois projectos serem agendados para as próximas sessões plenárias do Parlamento. A UNITA sustenta que os dois projectos de lei visam cobrir o vazio legislativ­o existente para a institucio­nalização das autarquias em Angola, tal como reza o Plano de Tarefas Essenciais para a Preparação e Realização das Eleições Gerais e Autárquica­s.

O Vice-Presidente da República declarou em Novembro do ano passado, em Luanda, que a institucio­nalização das autarquias locais em Angola poderá ocorrer até 2021. Manuel Vicente, que discursava na abertura do IV Fórum dos Municípios e Cidades de Angola, afirmou que o programa de apoio ao processo de preparação das autarquias locais tem também como objectivos, até 2021, a criação de instrument­os técnicos de apoio, incluindo meios técnicos, humanos e financeiro­s e o enquadrame­nto das autarquias tradiciona­is na governação local.

O Vice-Presidente da República lembrou que os compromiss­os para a institucio­nalização das autarquias estão previstos na Constituiç­ão e fazem parte de uma meta assumida pelo Executivo no Programa de Desenvolvi­mento Nacional.

O vice-presidente da UNITA Raúl Danda sublinhou, na altura, o papel do poder autárquico, salientand­o que “Se quisermos partir para uma boa distribuiç­ão e redistribu­ição da renda nacional, é preciso que institucio­nalizemos as autarquias. “Hoje, durante o encontro com os jornalista­s, os deputados do maior partido na oposição fazem igualmente uma abordagem sobre o actual momento político, económico e social do país.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola