Jornal de Angola

CARTAS DO LEITOR

- LAURINDO ALFREDO | ALICE FRANCISCO | JACINTO PEDRO | GERÓNIMO JOÃO |

Policiamen­to nos bairros

Noto que há pouco policiamen­to no interior dos bairros de Luanda. Acontece que nos diferentes bairros ocorrem, muitas irregulari­dades, não havendo autoridade­s policiais para impor a ordem. Penso que a nossa polícia não deve ficar apenas confinada às áreas urbanas, no que diz, por exemplo, respeito a acções de prevenção. Sei que a nossa Polícia nacional tem feito muito trabalho no que concerne à neutraliza­ção de acções de marginais, mas gostaria que os nossos polícias estivessem a patrulhar mais vezes os diferentes bairros de Luanda, sobretudo à noite. Acredito que se houvesse uma presença regular de polícias em zonas de alto risco, em termos de criminalid­ade, isso poderia fazer com que fossem reduzidos os actos criminosos. O patrulhame­nto policial nocturno é importante para o combate à criminalid­ade. Que haja pois efectivos para que os bairros estejam cada vez mais protegidos. futebol. Espero que o nosso campeonato este ano seja melhor do que o do ano passado, em termos competitiv­os. A competição entre várias equipas que querem ser campeãs gera qualidade. E nós, os adeptos de futebol, queremos que haja cada vez mais qualidade no nosso Girabola. Estão a aparecer no nosso Girabola jovens jogadores com bom nível. Desejo que eles progridam para bem do nosso futebol. Que os nossos técnicos de futebol estejam atentos m aos novos talentos que vão surgindo no nosso Girabola, e os potenciem, para que tenhamos num futuro próximo grandes futebolist­as em grande quantidade e qualidade.

Colégios privados

Tenho me apercebido de que muitos pais e encarregad­os de educação tiraram os seus filhos e educandos de colégios privados, porque não têm capacidade financeira para suportar o pagamento das propinas que são cobradas nesses estabeleci­mentos de ensino. Há alunos que estavam em colégios privados há mais de cinco anos, mas tiveram de sair deles porque os seus pais não têm dinheiro para continuar a pagar as elevadas propinas. Não sei se os colégios privados têm explicado aos pais e encarregad­os de educação dos seus alunos as razões do aumento das propinas. Era bom que os colégios privados, quando tomam a decisão de aumentarem as propinas, comunicass­em aos pais e encarregad­os de educação, antes dos aumentos, as razões por que estão a elevar o montante das propinas. Os salários dos trabalhado­res são fixos, e, havendo inflação, eles perdem muito poder de compra.Sei que os colégios privados têm também muitos custos para suportar, mas há aumentos de propinas que eu considero exagerados.

Terraplana­gem de estradas

Soube que em alguns bairros de Luanda foram realizados trabalhos de terraplana­gem. Isso é louvável, uma vez que o trabalho que se fez tem vindo a facilitar a circulação de automóveis. Penso que este trabalho de terraplana­gem deve continuar, sobretudo naquelas áreas em que se verifica grande circulação de automóveis. Penso que não é difícil proceder-se a trabalhos de terraplana­gem em vários bairros da capital do país. Que as administra­ções municipais tomem a iniciativa de mobilizar tractores para se proceder a arranjos de muitas das nossas artérias da capital que ainda não estão asfaltadas. Aproveito este espaço para louvar as administra­ções municipais que já tiveram a iniciativa de mandar terraplana­r várias vias rodoviária­s das suas circunscri­ções, e que o seu exemplo seja seguido por outras administra­ções. Afinal terraplana­r estradas não custa muito dinheiro. Ou custa?

 ?? CASIMIRO PEDRO ??
CASIMIRO PEDRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola