Jornal de Angola

Exército de Pyongyang pronto para responder

-

O Governo de Pyongyang alertou ontem às autoridade­s de Seul e de Washington que pode realizar ataques se a frota comandada pelo porta-aviões USS Carl Vinson, que se juntou a forças sul-coreanas para exercícios, violar a soberania da Coreia do Norte.

“Se houver alguma violação ao nosso território, as Forças Armadas vão lançar ataques impiedosos ultrapreci­sos por terra, ar, mar e submarinos contra os inimigos”, noticiou a agência KCNA. A 11 de Março, várias aeronaves descolaram do portaaviõe­s e sobrevoara­m uma rota perto do espaço aéreo norte-coreano com lançamento de bombas e ataques surpresa em alvos terrestres, no quadro dos exercícios militares com as Forças Armadas da Coreia do Sul.

Um porta-voz da Marinha dos EUA disse que o Carl Vinson está numa operação regular e agendada na região, durante a qual participa em exercícios com forças aliadas da Coreia do Sul. Na semana passada, a Coreia do Norte disparou quatro mísseis balísticos em direcção ao Mar do Japão em resposta aos exercícios militares anuais dos EUA e Coreia do Sul, encarados por Pyongyang como a preparação um ataque ao país. O secretário de Estado dos EUA, Rex Tillerson, iniciou ontem a sua primeira viagem internacio­nal com a complicada missão de desenvolve­r uma estratégia de contenção da ameaça militar da Coreia do Norte contra o Japão e a Coreia do Sul, mas sem perturbar a China, que contesta a instalação de um escudo anti-mísseis norte-americano na região.

Rex Tillerson

A viagem aos três países é uma prova de fogo para Rex Tillerson, que em menos de dois meses como chefe da diplomacia norte-americana deu sinais de estar a ser marginaliz­ado pela Casa Branca, que parece decidida a comandar a política externa do país e reduzir ao mínimo a influência do Departamen­to de Estado.

A delicada diplomacia em relação à Coreia do Norte, que tem um plano de testes de mísseis balísticos e nucleares, vai ser o foco de Rex Tillerson que quer explorar alternativ­as estratégic­as. “Uma parte importante das conversas vai estar focada em definir os elementos de um novo enfoque contra a Coreia do Norte”, disse a jornalista.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola