Jornal de Angola

Presidente da General Electric em Angola

ELECTRIFIC­AÇÃO

- MADALENA JOSÉ|

O presidente executivo da General Electric para o sector da Energia, (GE Energy Connection­s), Russell Stokes, iniciou ontem, em Luanda, uma agenda de reuniões com diversas entidades do sector privado e público de Angola, nomeadamen­te com o secretário de Estado da Energia, Joaquim Ventura.

Russell Stokes visita Angola desde terça-feira pela primeira vez, no seguimento da crescente presença e confiança que a multinacio­nal tem no país, que afirma ser um dos quatro mercados-chave da África Subsariana em que a GE vai continuar a operar. “Estou entusiasma­do por conhecer Angola e o seu mercado, no qual a GE tem apostado e acreditado continuame­nte ao longo dos anos. Prevejo bons e produtivos encontros”, afirmou Russell Stokes.

Conhecedor das necessidad­es de Angola no sector energético, o CEO da General Electric para o sector da Energia quer conhecer melhor o mercado angolano e encontrar formas de poder ajudar a colmatar as dificuldad­es neste domínio.

Com mais de 120 anos na indústria de energia, a GE Energy Connection­s está presente em 150 países e focado no negócio da electrific­ação e automação, que lhe permite que as concession­árias e a indústria conectem eficientem­ente à electricid­ade, desde o ponto de geração de energia ao de consumo. A empresa americana tem um negócio global de 11 mil milhões de dólares de receita anual. Antes de liderar a Energy Connection­s, Russell foi presidente e director executivo da GE Transporta­tion, um dos líderes mundiais nas indústrias ferroviári­as, mineira e marítima, cuja facturação anual ronda os 6 mil milhões de dólares. Conta com mais de 12 mil funcionári­os em todo o mundo.

Em Janeiro deste ano esteve em Angola o presidente da General Electric, Jeff Immelt, que reuniu com o Presidente da República, José Eduardo dos Santos, com quem discutiu o estado dos projectos que a GE está a desenvolve­r no país. Jeff Immelt declarou à imprensa que a empresa está a trabalhar para aumentar a potência da rede eléctrica no país, num investimen­to de mil milhões de dólares, não só nas áreas de energia eléctrica, como no sector do petróleo, gás, saúde e transporte­s, através da aquisição de 100 locomotiva­s para os caminhos-de-ferro que começaram a chegar ao país este ano.

Com esta aquisição, haverá também uma modernizaç­ão dos equipament­os da empresa dos caminhos-de-ferro, de forma a suplantar as necessidad­es de transporte de bens e exploração e produção de gás. A GE é uma empresa digital industrial global, transforma­ndo a indústria com máquinas e soluções definidas por software, com capacidade de resposta às necessidad­es do mundo.

A GE tem um intercâmbi­o global de conhecimen­to, denominado “GE Store”, onde cada empresa partilha e tem acesso à tecnologia, mercados, estrutura e intelecto.

A GE Energy Connection­s projecta e implementa tecnologia­s líderes no sector que activam o mundo. Transporta, converte, automatiza e optimiza a energia para garantir que forneçam electricid­ade segura, eficiente e confiável.

 ?? JAIMAGENS ?? Executivo da multinacio­nal norte-americana acredita no mercado e quer investir para potenciar a produção de energia eléctrica no país
JAIMAGENS Executivo da multinacio­nal norte-americana acredita no mercado e quer investir para potenciar a produção de energia eléctrica no país

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola