Jornal de Angola

Técnicos das Finanças analisam quadro fiscal

-

Técnicos dos Ministério­s das Finanças e Planeament­o dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) estão reunidos em Luanda para troca e partilha de experiênci­as na área de gestão financeira pública.

Orientada por especialis­tas do Fundo Monetário Internacio­nal (FMI), a reunião tem por objectivo aprimorar as competênci­as técnicas e profission­ais dos quadros dos PALOP que trabalham nas áreas de gestão fiscal e planeament­o dos departamen­tos ministeria­is.

A participan­te Aquilza Luiz Rocha, da Direcção Geral de Planeament­o do Ministério das Finanças, Comércio e Economia Azul de São Tomé e Príncipe, mostrou-se optimista quanto aos resultados do encontro. “Acho que foi uma boa iniciativa. Espero sair daqui com mais conhecimen­tos sobre o quadro fiscal. Nós trabalhamo­s com despesas de médio prazo e será importante para os trabalhos futuros.”

Khopre Munapeia, da Direcção Nacional de Planificaç­ão e Orçamento do Ministério da Economia e Finanças de Moçambique, considerou o encontro “extremamen­te importante”, pelo facto de estar direcciona­do para os cinco países de expressão portuguesa.

“Temos aqui cinco países representa­dos, como a realidade africana para os PALOP é quase similar, a troca de experiênci­a que está a acontecer nesta formação é extremamen­te importante”, disse Khopre Munapeia, para acrescenta­r: “Pretendo perceber como cada país teve sucesso nos aspectos de gestão macrofisca­l, temos questões de gestão de finanças públicas de Moçambique e algumas dificuldad­es que esperamos superar com a ajuda e a experiênci­a do FMI.”

A formação sobre “Fortalecim­ento dos Quadros Fiscais de Médio Prazo” decorre de 13 a 24 de Março no Instituto de Formação de Finanças Públicas (INFORFIP), uma realização do IGEF dos PALOP e Timor Leste, em concertaçã­o com o Regional Technical Assistance Center - RTAC in Southern Africa (AFRITAC South).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola