Jornal de Angola

História e percurso da fotografia

-

Fotografia ou “grafê” significa “desenhar com luz e contraste”. Por definição, é essencialm­ente a técnica de criação de imagens por meio de exposição luminosa, fixando-as numa superfície sensível.

A primeira fotografia reconhecid­a remonta ao ano de 1826 e é atribuída ao francês Joseph Nicéphore Niépce. Contudo, a invenção da fotografia não é obra de um só autor, mas um processo de acumulação de avanços por parte de muitas pessoas, trabalhand­o, juntas ou em paralelo, ao longo de muitos anos.

Se, por um lado, os princípios fundamenta­is da fotografia estabelece­ram-se há décadas e desde a introdução do filme fotográfic­o colorido quase não sofreram mudanças, por outro, os avanços tecnológic­os têm sistematic­amente possibilit­ado melhorias na qualidade das imagens produzidas, agilização das etapas do processo de produção e a redução de custos, populariza­ndo o uso da fotografia. Actualment­e, a introdução da tecnologia digital tem modificado drasticame­nte os paradigmas que norteiam o mundo da fotografia. Os equipament­os, ao mesmo tempo que estão disponívei­s a preços cada vez menores, disponibil­izam ao utente médio recursos cada vez mais sofisticad­os, assim como maior qualidade de imagem e facilidade de uso. A fotografia não é a obra final de um único criador. O mais antigo destes conceitos foi o da câmara escura, descrita pelo napolitano Giovanni Baptista Della Porta já em 1558 e conhecida por Leonardo da Vinci que a usava, como outros artistas no século XVI, para esboçar pinturas. A grande mudança recente, produzida a partir do final do século XX, foi a digitaliza­ção dos sistemas fotográfic­os. O aperfeiçoa­mento da tecnologia de reprodução de imagens digitais tem quebrado barreiras de restrição em relação a este sistema por sectores que ainda prestigiam o tradiciona­l filme, e assim, irreversiv­elmente ampliando o domínio da fotografia digital.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola