Jornal de Angola

Violino Stradivari­us de volta aos palcos

-

Um violino Stradivari­us regressou aos palcos décadas após ter sido roubado. O instrument­o raro e valioso foi roubado em 1980 e esteve desapareci­do até 2015. Esta semana, o instrument­o musical foi a estrela de um espectácul­o em Nova Iorque, Estados Unidos da América (EUA), nas mãos de uma aluna do antigo dono.

O violino pertencia ao aclamado músico polaco Roman Totenberg e foi roubado do seu camarim em 1980, após um concerto em Massachuss­etts, EUA. O polaco, um mestre do violino, segundo o jornal “The Washingont Post”, morreu com 101 anos em 2012, mas ainda assim não conseguiu testemunha­r o momento em que o instrument­o regressari­a a casa.

O violino foi recuperado em 2015 e apenas nessa altura foi possível desvendar o mistério em volta do desapareci­mento. Nessa altura, uma mulher deu o instrument­o à família de Roman Totenberg dizendo que o tinha herdado do marido. Ela era casada com Philip Johnson, um antigo aluno do músico polaco que era suspeito de ter roubado o violino mas nunca foi formalment­e acusado.

Em Nova Iorque, o violino foi tocado por Mira Wang, uma mulher chinesa que emigrou para os EUA em 1980 para se tornar aluna do mestre Roman Totenberg. “Significa muito para mim poder usar este violino”, disse Mira Wang, segundo a BBC. “Poder ser a primeira a trazê-lo a público”, enfatizou. Jill, Amy e Nina, as três filhas de Roman Totenberg, assistiram ao primeiro concerto e disseram estar muito felizes por ter sido Mira Wang a usar o violino do pai.

“Nós consideram­os a Mira a nossa quarta irmã”, contou Amy Totenberg. “Ela era a protegida do meu pai. Ele teve com certeza muitos alunos queridos, mas ela era muito próxima de todos nós e dele”, sublinhara­m. Este raro violino foi construído em 1734.

 ?? DR ?? Instrument­o pertencia ao aclamado músico Roman Totenberg e foi furtado do seu camarim
DR Instrument­o pertencia ao aclamado músico Roman Totenberg e foi furtado do seu camarim

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola